Revelando, imortalizando histórias e talentos
9.12.10

"Noite na Música" escrita por Maurício Cardim, traz canções que tem à noite como tema. Não somente isso, mostra aos mais jovens e refresca a memória dos mais antigos grandes sucessos da Música Popular Brasileira or exemplo essa canção de Ary Barrosa.


"No Rancho Fundo"

Composição de Ary Barroso.

Emilio Santiago, grande cantor de MPB, aliás, uma das grandes vozes do cenário músical. Sempre gravando músicas inéditas e reedição de antigos sucessos do melhor da nossa música. Lançou uma série de LPs intitulados Aquarela Brasileira e a música "No Rancho Fundo" lançada em LP pela Som Livre em 1990.
"Nunca mais houve alegria/nem de noite nem de dia".

"Pele"

Composição de Caetano Veloso interpretada por Maria Bethânia num LP da Philipps (1980), cujo sucesso maior do disco foi a "Alguém me Avisou" composição de Yvonne Lara, que ainda não assinava Dona Yvonne Lara e com participações especiais de Caetano Veloso e Gilberto Gil nos vocais abrilhantando ainda mais a canção. "Sobre o teu colo/lua na noite escura/e a brancura do Pólo se descongele".

"Noite pelo Dia"

Adilson Victor-Arlindo Cruz são os compositores desse samba cantado e lançado pela Alcione em discos RCA em 1982.Lembro-me bem que a primeira coletiva de imprensa que participei como fotógrafo foi num lançamento da Alcione, nos anos 1980."...porque quando caio na folia/troco a noite pelo dia e não quero nem saber".

"Moderninha"

Antonio Carlos Pinto.
Posteriormente formou dupla com Jocafi e fizeram sucessos também como compositores.
"Moderninha", uma de suas primeiras composições cantada e lançada no primeiro LP da Maria Creuza pelo selo JS Discos (salvador-BA.) em 1967.
Maria Creuza é a única cantora que possuo toda sua discografia em vinil e autografada. Tive o imenso prazer de fotografá-la diversas vêzes em shows e programas de televisão em São Paulo."Engana o papai que sai toda noite prá passear/com a mini da pezada ela é bem avançada e acha tudo natural".

"Pecado Original"

Caetano Veloso.
Uma das músicas que compõe a trilha sonora do seriado Malu Mulher (1979) e lançada num Lp com 12 faixas interpretadas por diversas cantoras de sucesso, dentre elas: Gal Costa, Maria Bethânia, Elis Regina, Quarteto em Cy, Rita Lee. Zezé Motta se destaca também com "Pecado Original", também foi gravada por Caetano Veloso."Todo dia, toda noite, toda hora, toda madrugada".


"Boca Rica"

Geraldo Pereira-Arnaldo Passos.
Ouvir Emilinha Borba (Foto) cantando seus boleros é um balsámo para a vida. Muitos pensam que a cantora ficou famosa só com marchas de carnaval e a briga das suas fãs com as fãs da Marlene , tudo isso foi fato, sucesso, sem dúvida.
Porém seu repertório romântico não deixa a desejar."Boca Rica" foi lançada em vinil e relançada em CD ao lado de grandes sucessos da cantora no disco Mestres da MPB pela gravadora Continental em 1994.

"Comida a noite inteira/bebida toda hora/mulheres de baiana/com barriguinhas de fora". (Todas as fotos do acervo de Maurício Cardim ao lado de Alcione e Emilinha Borba)
EDITORIAS:
link da notíciaBy Equipe formasemeios, às 20:23  comentar

Dezembro 2010
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10

12
13
15
18

23
25

27
29
30
31


SITES INDICADOS
Buscar
 
blogs SAPO