Revelando, imortalizando histórias e talentos
29.4.11
Ator, fotógrafo, promotor de eventos culturais, diretor e autor teatral, Luiz Lugado foi um dos pioneiros na arte de colorir fotografias manualmente.
Luiz Lugado deixou os palcos mais ou menos no final de 1955. Porém, paralelamente à função de ator já trabalhava como colorista, e viria a ser um dos pioneiros nesta arte.  Amante da fotografia, Luiz Lugado atuaria em  uma parte da fotografia  ainda inexplorada, a cor. 
 
Na década de 1940 ainda não tínhamos fotos coloridas no Brasil. Restava então, colorí-las à mão.  Luiz Lugado  foi um dos poucos a fazer este ofício de colorista fotográfico pois até então via-se somente fotos de astros de Hollywood com estampas coloridas em figurinhas ou nas páginas de grandes revistas etc.
 
 
 
 

Luiz Lugado colorido à mão

Luiz Lugado PB
 
 
 
Então, entrava em cena o artistas plásticos e o fotógrafo especializados em coloração manual. Ou seja, o fotógrafo pintava as fotos tiradas em preto e branco. A  arte se limitava a reproduzir o que havia sido fotografado em preto-e-branco, mas não pode-se deixar de  perceber os traços artísticos, onde uma foi feita originalmente em preto e branco e a outra colorida manualmente por Luiz Lugado.
 
 
 
 
 
 
 
Inicialmente ele coloria as próprias fotos e depois de familiares, chegando então a exercer a função profissionalmente recebendo encomendas para particulares.
Sobrinha Luiz Lugado p&b

Sobrinha colorida por Luiz Lugado
 

                        

 

Luiz Lugado e sua 'adorável' sobrinha Lourdes Tadeu Lugado: Mais sobre ela no link:

                                                                  http://formasemeios.blogs.sapo.pt/tag/atualidades

 
 
VEDETES PAULISTAS pelo grande fotógrafo Luiz Lugado 



Vedete do Teatro Colombo

Vedete em pose diferenciada  para o fotógrafo





Vedete com  bandeira de SP
Luiz registrou momentos empolgantes do famoso teatro Colombo, Brás, São Pualo.
 
Começava, então, um hobby apaixonante. Começou a fotografar no começo dos anos 60, e tinha como tema, geralmente casamentos. Mas ele não quis limitar-se somente a este nicho passou a fazer fotos sociais e jornalísticas tendo fotografado vedetes do famoso Teatro Colombo (1908 -1966), no bairro do Brás, região central da cidade de São Paulo, e casamentos.



Mariangela, modelo e musa inspiradora de Luiz Lugado


Uma das muitas noivas clicadas por Luiz Lugado


Atualmente, aos 86 anos de muita juventude acumulada, o ator, artista plástico e fotógrafo, escritor e diretor teatral (autor da peça Juventude Alegre e dirigiu Rosas de Nossa Senhora) e promotor de eventos, continua fascinado pela arte em sua forma mais ampla.
 
Gasta seu tempo entre um bom filme, seja em DVD na sua residência ou na telona. Já quanto a fotografia, ele é detentor de um bom acervo de épocas passadas com fotos de familiares chagando até a geração de seu bisavô.

São  perfis como o de Luiz Lugado, que a história de uma cidade e de um país são contadas.  (Francisco Martins).
 
REPRODUÇÃO somente com autorização> favor cantactar agenciafm@gmail.com ).


PERFIL DE ATOR:  
 
 
 
 
 
OBS
 
AS DUAS FOTOS DA GAROTINHA IDENTIFICADAS COMO SOBRINHA DE LUIZ LUGADO, EM CASO DE FALECIMENTO DO MESMO CARECE DE ENCONTRÁ-LA PARA PARTILHA DE SUPOSTOS BENS MATERIAIS DO ARTISTAS.
EDITORIAS:
link da notíciaBy Equipe formasemeios, às 00:36 

De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Abril 2011
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
13

17
19
20

24
25
27
28
30


SITES INDICADOS
Buscar
 
blogs SAPO
subscrever feeds