Revelando, imortalizando histórias e talentos
29.4.11
Ator, fotógrafo, promotor de eventos culturais, diretor e autor teatral, Luiz Lugado foi um dos pioneiros na arte de colorir fotografias manualmente.
Luiz Lugado deixou os palcos mais ou menos no final de 1955. Porém, paralelamente à função de ator já trabalhava como colorista, e viria a ser um dos pioneiros nesta arte.  Amante da fotografia, Luiz Lugado atuaria em  uma parte da fotografia  ainda inexplorada, a cor. 
 
Na década de 1940 ainda não tínhamos fotos coloridas no Brasil. Restava então, colorí-las à mão.  Luiz Lugado  foi um dos poucos a fazer este ofício de colorista fotográfico pois até então via-se somente fotos de astros de Hollywood com estampas coloridas em figurinhas ou nas páginas de grandes revistas etc.
 
 
 
 

Luiz Lugado colorido à mão

Luiz Lugado PB
 
 
 
Então, entrava em cena o artistas plásticos e o fotógrafo especializados em coloração manual. Ou seja, o fotógrafo pintava as fotos tiradas em preto e branco. A  arte se limitava a reproduzir o que havia sido fotografado em preto-e-branco, mas não pode-se deixar de  perceber os traços artísticos, onde uma foi feita originalmente em preto e branco e a outra colorida manualmente por Luiz Lugado.
 
 
 
 
 
 
 
Inicialmente ele coloria as próprias fotos e depois de familiares, chegando então a exercer a função profissionalmente recebendo encomendas para particulares.
Sobrinha Luiz Lugado p&b

Sobrinha colorida por Luiz Lugado
 

                        

 

Luiz Lugado e sua 'adorável' sobrinha Lourdes Tadeu Lugado: Mais sobre ela no link:

                                                                  http://formasemeios.blogs.sapo.pt/tag/atualidades

 
 
VEDETES PAULISTAS pelo grande fotógrafo Luiz Lugado 



Vedete do Teatro Colombo

Vedete em pose diferenciada  para o fotógrafo





Vedete com  bandeira de SP
Luiz registrou momentos empolgantes do famoso teatro Colombo, Brás, São Pualo.
 
Começava, então, um hobby apaixonante. Começou a fotografar no começo dos anos 60, e tinha como tema, geralmente casamentos. Mas ele não quis limitar-se somente a este nicho passou a fazer fotos sociais e jornalísticas tendo fotografado vedetes do famoso Teatro Colombo (1908 -1966), no bairro do Brás, região central da cidade de São Paulo, e casamentos.



Mariangela, modelo e musa inspiradora de Luiz Lugado


Uma das muitas noivas clicadas por Luiz Lugado


Atualmente, aos 86 anos de muita juventude acumulada, o ator, artista plástico e fotógrafo, escritor e diretor teatral (autor da peça Juventude Alegre e dirigiu Rosas de Nossa Senhora) e promotor de eventos, continua fascinado pela arte em sua forma mais ampla.
 
Gasta seu tempo entre um bom filme, seja em DVD na sua residência ou na telona. Já quanto a fotografia, ele é detentor de um bom acervo de épocas passadas com fotos de familiares chagando até a geração de seu bisavô.

São  perfis como o de Luiz Lugado, que a história de uma cidade e de um país são contadas.  (Francisco Martins).
 
REPRODUÇÃO somente com autorização> favor cantactar agenciafm@gmail.com ).


PERFIL DE ATOR:  
 
 
 
 
 
OBS
 
AS DUAS FOTOS DA GAROTINHA IDENTIFICADAS COMO SOBRINHA DE LUIZ LUGADO, EM CASO DE FALECIMENTO DO MESMO CARECE DE ENCONTRÁ-LA PARA PARTILHA DE SUPOSTOS BENS MATERIAIS DO ARTISTAS.
EDITORIAS:
link da notíciaBy Equipe formasemeios, às 00:36 

De Antonio Freeitas a 4 de Setembro de 2011 às 16:44
Amei estas fotos. Quanta suadades. É d edar inveja em muita gente boa, inclusive se ainda tiiveres parentes, que agradeçam por estas lembranças.

De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Abril 2011
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2

3
4
5
6
7
8
9

10
13

17
19
20

24
25
27
28
30


SITES INDICADOS
Buscar
 
blogs SAPO
subscrever feeds