Revelando, imortalizando histórias e talentos
1.5.11
Exposição - O Brasil na Arte Popular(prometida para dia 17/05)
Inaugurada no  Museu Nacional de Brasília,  exposição O Brasil na Arte Popular , com Acervo Museu Casa do Pontal, que ficará aberta ao público até 26 de junho, em Brasília, DF. A mostra apresenta  1.500 obras de 70 artistas populares, a maior do gênero já realizada no Brasil. Durante a abertura, a minsitra da cultura Ana de Hollanda destacou a importância da Cultura Popular para o Brasil.
Ministra da cultura Ana de Hollanda abertura da exposição

“Todos sabemos o quanto a nossa variedade cultural é espantosa. Ela vai dos cantos ensolarados das feiras populares do Nordeste à alegria colorida da periferia de São Paulo e aos tambores de São Luís do Maranhão. E se manifesta de mil formas, com materiais muito diversos, em objetos igualmente ou mesmo infinitamente variados. Na culinária, no artesanato, nas expressões místicas, no linguajar”, afirmou a ministra.
A mostra
Com curadoria de Ângela Mascelani, diretora do Museu Casa do Pontal, a exposição reúne obras da coleção do designer francês, Jaques Van de Beuque, iniciada há mais de 50 anos. A mostra faz ainda uma homenagem ao Mestre Vitalino, (1909-1963), um ícone da arte popular brasileira que faria 102 anos no mês de julho.
O Brasil na Arte Popular – Acervo Museu Casa do Pontal ocupará todo o museu, na Esplanada dos Ministérios, em Brasília, e conta com a montagem elaborada por Evelyn Grumach com o objetivo de propiciar ao público uma visão perfeita da arte popular brasileira. Na entrada, um painel azul, com 20 metros de extensão, terá barcos suspensos, uma referência ao Rio São Francisco, importante eixo na produção da arte popular que atravessa os estados de Minas Gerais, Bahia, Pernambuco, Sergipe e Alagoas. A partir daí o visitante irá percorrer a mostra em um roteiro que remete às viagens de Van Beuque em busca das obras da sua coleção. (Foto: Anturia Viotto, Ascom/MinC)

 

CARTÕES-POSTAIS DE "MAURÍCIO CARDIM" EM BELO HORIZONTE - MG
Após um anos e nove meses em cartaz na cidade de Sete Lagoas, MG, a exposição "Cartões-Postais de Maurício Cardim", chega à Galeria de Arte Israel Pinheiro, em Belo Horizonte. A exposição é um incentivo ao turismo pelo Brasil pelas imagens deste mago das lentes.
Para comemorar o dia nacional do cartão-postal , 28 de abril, o fotógrafo de Ipiaú, BA, Mauricio Cardim cuja carreira começou no início dos anos 80 em São Paulo, lança segunda temporada de sua aclamada exposição  "Cartões-Postais de Mauricio Cardim" na galeria de arte do saguão principal do Terminal Rodoviário Israel Pinheiro, no Centro de Belo Horizonte.
Composta por mais de 100 cartões, sendo todos de autoria do fotógrafo, que ultrapassa a casa das mil  imagens inseridas em magníficos postais de quase todo o País. 
A mostra apresenta cartões de São Paulo, Bahia, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Santa Catarina, Espírito Santo, Paraná e outros Estados, que foram editados através de uma editora paulistana nesses últimos 13 anos, e podem ser encontrados em várias bancas de jornais.
A exposição segue para Belo Horizonte após apresentação de quase um ano no espaço cultural Maria Magdalena Alves Padrão (Rádio Cultura AM de Sete Lagoas-MG) durante 1 ano e nove mêses com apoio da Rede Padrão de Comunicação e divulgação da Formas e Meios Comunicação.
Não por coincidência, Maurício Cardim é um colecionador de cartões-postais,  e agora mostra parte de suas obras fotográficas "não vou deixar o cartão-postal morrer, se depender de mim eles terão vida longa, além do mais colecionar e receber cartões-postais é muito gratificante", diz o fotógrafo.
Serviço
"Cartões-Postais de Mauricio Cardim"
Galeria de Israel Pinheiro, no Centro de Belo Horizonte-MG, saguão principal.
De 28/4 à 15 de maio.
Entrada franca.
Mais fotos:
Informações para imprensa:
 
 
CLIPPING DIGITAL
 
 
EDITORIAS:
link da notíciaBy Equipe formasemeios, às 23:07 

De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Maio 2011
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6
7

8
9
11
12
13

15
16
17
19

22
24
26
27

29


SITES INDICADOS
Buscar
 
blogs SAPO
subscrever feeds