Revelando, imortalizando histórias e talentos
10.5.11

 

Seminário internacional Fronteiras do Pensamento: temas, ideias e personalidades que moldam o nosso tempo. 8 conferências, 1 passaporte: De maio a dezembro de 2011

 

 

Confira os autores da Companhia das Letras que estão na programação:

 

 

22/06 - Miguel Nicolelis - Brasileiro, médico neurocientista, seu trabalho com próteses neurais integra a lista das "10 tecnologias que vão mudar o mundo", segundo o MIT.

 

 

 

 

 -------------------------

 

 

06/12 - Orhan Pamuk - Turco, prêmio Nobel de Literatura 2006, autor de Istambul, Neve, O castelo branco e Meu nome é Vermelho.

 

 

 

 

 

Veja quais são os outros autores conferencistas:

 

25/05 - Fredric Jameson

Norte-americano, crítico literário e pensador político, Prêmio Comemorativo Internacional

Holberg em 2008.

 

14/06 - Shirin Ebadi

Iraniana, prêmio Nobel da Paz 2003. Primeira mulher a ocupar o cargo de juíza no Irã. Líder mundial pelos direitos humanos, exilada na Inglaterra.

 

12/07 - Zygmunt Bauman

Polonês, sociólogo, prêmio Príncipe das Astúrias em 2010, autor de Modernidade líquida, O mal-estar da pós-modernidade e Vidas desperdiçadas. 

 

09/08 - Lech Walesa

 Polonês, prêmio Nobel da Paz 1983, fundador e líder do Sindicato Solidariedade e ex-presidente da Polônia.

 

28/09 - Luc Ferry

Francês, filósofo, ex-ministro da educação da França, autor de Aprender a viver e A nova ordem ecológica.

 

22/11 - Alain de Botton

Suíço, filósofo, autor de A arquitetura da felicidade, Desejo de status e Como Proust pode mudar sua vida.

 

Local:

Praça Júlio Prestes, 16 - Santa Cecília

Sala São Paulo

 

----------------------------------------------

 Projeto Artista da Casa no Teatro de Dança

 

Cia. Maurício de Oliveira e Siameses faz nova edição do projeto Artista da Casa no Teatro de Dança. A companhia inaugura, com esse trabalho, um novo caminho e uma nova forma de conceber uma obra de arte

 

O TEATRO DE DANÇA, instituição da Secretaria de Estado da Cultura de São Paulo, traz ao público, no mês de maio, entre os dias 12 e 29, a 6ª edição do Artista da Casa, projeto em que um coreógrafo consagrado é convidado a criar e apresentar um espetáculo inédito. Para tanto, o TD convidou a Cia. Maurício de Oliveira e Siameses para estrear Objeto Gritante, dirigido, concebido e coreografado por Maurício de Oliveira. A interpretação é de Marina Salgado – ganhadora do Prêmio APCA 2010 por sua atuação em Jardim Noturno, do mesmo grupo.

 

Foto Jônia Guimarães - Objeto Gigante

Em Objeto Gritante, Maurício de Oliveira adentra no mundo das formas animadas, e foi buscar na Europa a cabeça criativa de Duda Paiva, um dos grandes nomes do teatro de objetos e manipulação de bonecos da atualidade. Brasileiro, o diretor artístico da DPC – Duda Paiva Company é radicado na Holanda há vários anos e já ganhou prêmios internacionais. Nesse espetáculo, Paiva apresenta no Brasil pela primeira vez seu primoroso trabalho escultural em objetos feitos de espuma. “Os bonecos foram construídos a partir do tema central do trabalho que é, em essência, a projeção e a reflexão sobre as imagens que temos de nós mesmos e a localização da nossa solidão na sociedade”, explica Maurício de Oliveira.

 

O espetáculo é a união de duas visões específicas da utilização do espaço cênico que se mesclam, criando um trabalho absolutamente inusitado de dança abstrata e manipulação de objetos, funcionando como extensões corporais, mutações que criam uma ilusão de esculturas vivas de formatos imprevisíveis. A companhia inaugura, com esse trabalho, um novo caminho e uma nova forma de conceber uma obra de arte.

 

A coreografia de Objeto Gritante tem como fonte de inspiração o ofício do artista das artes cênicas, sua relação com o corpo e a utilização das máscaras sociais na construção dos personagens. Por meio deste trabalho, a Siameses, companhia de Mauricio de Oliveira, mergulha em um diálogo que procura esclarecer as motivações de um artista ao encarar o palco e expor sua verdadeira essência. O espetáculo nasceu da necessidade do coreógrafo Mauricio de Oliveira em continuar a expandir seu vocabulário físico e imagético, dirigindo-se, desta forma, para caminhos até então não trilhados por ele.

 

Maurício de OliveiraDiretor, coreógrafo e bailarino da Cia. Maurício de Oliveira e Siameses. Regressou ao Brasil em 2004, depois de morar alguns anos na Alemanha, onde realizou trabalhos importantes como coreógrafo e bailarino. Mauricio foi destaque da Cia. de William Forsythe de Frankfurt considerada pela crítica internacional como a maior Cia. de Dança contemporânea do planeta.Ainda em 2009 foi convidado para estrear nova trabalho para Cia São Paulo com estréia prevista para março de 2010. Foi convidado pela Prefeitura da Cidade juntamente com sua companhia para fazer parte do projeto piloto Zona de Risco no Centro Cultural São Paulo. Em dezembro de 2008/2009, contemplado pelo Programa Municipal de Fomento a Dança de São Paulo com sua companhia, Maurício de Oliveira e Siameses.

 

Em novembro /dezembro de 2008, regressou a Alemanha como bailarino convidado para atuar na produção Radio Mythic Theater para a The Forsythe Company, coreografia de Dana Caspersen. Seu espetáculo Jardim Noturno ganhou o Prêmio APCA 2010 pela interpretação da bailarina Marina Salgado.

 

Artista da Casa, 6ª edição - Mauricio de Oliveira

De 12 a 29 de maio de 2011

Quinta e sexta às 21h, Sábado às 20h, domingo às 18h, R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia)

 

Ficha Técnica

 

Concepção e Direção: Maurício de Oliveira e Duda Paiva Coreografia: Maurício de Oliveira Intérpretes: Marina Salgado e Maurício de Oliveira Iluminação: Maurício de Oliveira e Silviane TicherFigurino e Cenário: Maurício de Oliveira e André Mello Objetos: Duda Paiva, André Mello, Jaka Banik, Charlotte Tem Raa, Daniel Kelly, Mr. Jodje Músicas: Gavin Bryars – Farewell to Philosophy - Hildur Gudnadóttir – Without Sinking Texto: livre adaptação do livro "Carta aos Atores" de Valère Novarina Operação de luz: Silviane Ticher Fotos: Jônia Guimarães Direção de produção: Cassia de Souza/ sala de produção Agradecimentos: Prisca Maas (Duda Paiva Company/NL), Cássia de Souza (sala de produção/BR) Central de Cultura

 

TD – Teatro de Dança

 

Avenida Ipiranga, 344 - Subsolo, Edifício Itália - São Paulo, SP, (Metrô República)

Telefone da bilheteria: 2189 2555 Informações: 2189 2557 Capacidade: 278 lugares

Ar-condicionado e Acessibilidade para pessoas com necessidades especiais

 

TD - Teatro de Dança - Secretaria de Estado da Cultura

APAA - Associação Paulista dos Amigos da Arte

www.teatrodedanca.org.br

O Teatro de Dança tem apoio do Circolo Italiano, Luna Di Capri e Planeta´s.

 

 

 

Canal Aberto Assessoria de Imprensa

Marcia Marques

Fones: 011 2914 0770/ 3798 9510 Celular: 011 9126 0425

 

MSN: claramm@hotmail.com/ Site: www.canalaberto.com.br /

Twitter: canalaberto / Skype: canal.aberto

 

 

Ciro Bonilha – Secretaria de Estado da Cultura

(11) 2627-8166

cbonilha@sp.gov.br

 

Karla Dunder – Secretaria de Estado da Cultura

(11) 2627-8164

kdunder@sp.gov.br

EDITORIAS:
link da notíciaBy Equipe formasemeios, às 23:52  comentar

Maio 2011
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6
7

8
9
11
12
13

15
16
17
19

22
24
26
27

29


SITES INDICADOS
Buscar
 
blogs SAPO