Revelando, imortalizando histórias e talentos
15.7.06

 


Desde dezembro que em Leyde, sua cidade natal, teve inicio a um ano de 2006 recheado de comemorações em toda Europa por ocasião do 400° aniversário de nascimento de Rembrandt.




HOLANDA - AMSTERDÃ [AgênciaFM] - A rainha Beatrix foi encarregada de inaugurar, na cidade natal do mestre do século XVII, no oeste da Holanda. A exposição "A Mãe de Rembrandt, Mito e Realidade", que inclui as obras em que ele imortalizou seus parentes. A idéia mais conhecida é a de que Rembrandt era um naturalista que buscava inspiração em sua família. Nessa exposição, nos perguntamos se isso era verdade. A cidade onde Rembrandt nasceu, em 1606, e viveu até 1631 irá competir com Amsterdã - residênca do pintor até 1669 - em número de exposições e eventos organizados em 2006 sobre a vida e obra do mestre da pintura. Amsterdã e seus museus de fama internacional lideram as homenagens ao pintor. "Foi em Leyde que Rembrandt descobriu o uso da luz, mas foi em Amsterdã que ele mostrou plenamente seu talento.

Confronto artístico

Rembrandthuis (Casa de Rembrandt), em Amsterdã, inaugurou uma exposição que ilustra a influência do pintor holandês sobre os mestres da gravura na Grã-Bretanha. O Rijksmuseum dará continuidade às celebrações em janeiro de 2006, com a exposição Todos os Rembrandt, em que mostrará pela primeira vez todas as obras do pintor de sua coleção permanente. A obra central da mostra será "Ronda Noturna", pintada em 1642, que estará acompanhada de alguns dos melhores auto-retratos do artista. O museu também irá apresentar "Maestros", que reúne, entre outras, pinturas de contemporâneos de Rembrandt, como Jan Steen, Frans Hals e Vermeer. De 24 de fevereiro a 18 de junho, o Rijksmuseum se unirá ao Museu Van Gogh para organizar uma exposição que classificam de "confronto artístico" entre o protagonista da homenagem e o colega italiano, Caravaggio, e exibirá 25 obras-primas de ambos os artistas. Michelangelo Merisi de Caravaggio (1571-1610) morreu quatro anos depois de Rembrandt, sem conhecer o mestre holandês. Mas ambos são gigantes do Barroco, um no sul e o outro no norte da Europa, respectivamente. A Casa de Rembrandt apresentará, de 8 de julho a 3 de setembro, outra exposição sobre as experiências do pintor em gravura. De setembro a dezembro 2006, o Museu Bíblico de Amsterdã exibirá suas tradicionais pinturas de cenas bíblicas. [Francisco Martins]
Mais informações: www.rembrandt400.nl.
EDITORIAS:
link da notíciaBy Equipe formasemeios, às 14:18 

De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Julho 2006
D
S
T
Q
Q
S
S

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
12
14

16
21

23
24
29

30


SITES INDICADOS
Buscar
 
blogs SAPO
subscrever feeds