Revelando, imortalizando histórias e talentos
2.8.11

O País inaugurou nesta segunda-feira,1º de agosto, o primeiro banco de leite humano em Cabo Verde.

 

Foto: oamordececilia.blogspot.com

CABO VERDE - (ÁFRICA) - O programa chegou à África em 2008, onde já atua em Moçambique e Angola. Composta por 201 bancos de leite em operação e 15 em fase de implantação, a Rede Brasileira de Bancos de Leite Humano é a maior e mais complexa do mundo. Por ano, cerca de 150 mil litros de leite humano pasteurizado com qualidade certificada são distribuídos a mais de 135 mil recém-nascidos internados em unidades de terapia intensiva ou semi-intensiva, envolvendo a participação de 115 mil mães que integram voluntariamente o programa de doação. Além disso, a cada ano, mais de 1,35 milhão de mulheres, gestantes e nutrizes, recorrem aos Bancos de Leite em busca de apoio assistencial para amamentar diretamente seus filhos.

 

“Dado o reconhecimento mundial da iniciativa brasileira, os bancos de leite passaram a figurar na nossa agenda de cooperação internacional e o Brasil assumiu a liderança nessa área, exportando um conjunto de tecnologias com custo baixíssimo, mas que beneficia mais de 173 mil recém-nascidos abaixo do peso”, observa o coordenador da Rede, João Aprigio Guerra de Almeida. As tecnologias foram desenvolvidas pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz).

 

Projeto - Também foi lançado nesta segunda-feira projeto de Telessaúde, que visa ampliar o intercâmbio do conhecimento e a transferência de tecnologia no âmbito de atuação da rede de bancos de leite humano e de suas respectivas interfaces no campo da saúde da mulher e da criança. O coordenador da Rede BLH avalia que a ação coordenada, a pesquisa, o desenvolvimento tecnológico e um efetivo sistema de gestão do trabalho em rede são os mais importantes elementos de sustentação para a expansão e consolidação dessa rede.

 

Saiba mais - Rede Brasileira de Banco de Leite Humano: www.redeblh.fiocruz.br/

Programa Iberoamericano de Bancos de Leite Humano, coordenado pelo Brasil: www.iberblh.org/iberblh/

EDITORIAS:
link da notíciaBy Equipe formasemeios, às 15:33 

De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Agosto 2011
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6

7
8
9

14
18
20

21
23
24

28
30


SITES INDICADOS
Buscar
 
blogs SAPO
subscrever feeds