Revelando, imortalizando histórias e talentos
13.8.15

Inspirados na fábula de Hans Christian Andersen, o Impulso Coletivo apresenta ‘A Real Fábula da Cidade Suspensa’ na programação de agosto do 2º Bazar de Espetáculos do Tatuapé

 

Dia 15 de agosto, às 15h, o grupo Impulso Coletivo apresenta o espetáculo A Real Fábula da Cidade Suspensa, na programação do projeto 2º BaZar de Espetáculos do Tatuapé, GRÁTIS, na Biblioteca Cassiano Ricardo, no Tatuapé, em São Paulo. Partindo do conto A roupa nova do Rei de Christian Andersen, o grupo realizou uma livre adaptação em que se apropriaram de metáforas sugeridas pela fábula para trazer à discussão a construção de um imaginário alienado sobre a cidade de São Paulo. A região da Baixada do Glicério foi o lugar escolhido para uma pesquisa de campo por sintetizar o avesso da metrópole espetacularizada.

 

Desta região colheram dados da realidade que fomentaram a fricção entre o precário e o espetacular, entre a imagem real e a imagem idealizada da metrópole. A dramaturgia da peça se vale da estrutura da fábula de Andersen, mas reconfigurada a partir dos materiais colhidos na pesquisa de campo e das referências levantadas sobre sociedade de consumo, muitas vezes fazendo uso da ironia como elemento de linguagem.

 

O grupo Nativos Terra Rasgada

 

O Impulso Coletivo foi criado em 2007 por atores formados no curso de Artes Cênicas do Instituto de Artes da UNESP, e tem como objetivo pesquisar práticas que potencializem as capacidades corporais, vocais e criativas do ator, e de gerar uma expressividade distinta da usada no cotidiano. A partir da investigação iniciada em seu primeiro projeto, o eixo temático relações de identidade e memória na cidade configurou-se também como uma perspectiva de trabalho do grupo.

 

Sinopse

Um rei ambicioso contrata dois tecelões para que façam uma roupa exclusiva e inédita para a sua cidade-reino, a ser estreada em um desfile espetacular. “Esta roupa só podia ser vista por pessoas que fossem inteligentes”, era o argumento dos tecelões para enganarem ao rei e a todos, garantindo assim o seu sucesso. Com este argumento, pouco a pouco convencem a corte e o povo a sustentarem a farsa de uma roupa com valores e qualidades forjadas. O público também é convidado a testemunhar esta roupa fantástica durante a peça, mediados por duas atrizes que narram a fábula. No desenrolar do enredo, revela-se uma disputa pelo poder e pela construção de uma imagem espetacularizada da metrópole-reino em que todos estão inseridos, na qual apenas uma criança terá a coragem de apontar a nudez do reino, enquanto todos aplaudem e comentam hipocritamente a beleza de roupas inexistentes.

 

Sobre o 2º BaZar de Espetáculos

 

O 2º BaZar de Espetáculos, mostra idealizada e realizada pelo Núcleo Cênico ProjetoBaZar da Cooperativa Paulista de Teatro. A segunda edição da mostra é uma das ações propostas pelo projeto “O Início, o Meio, o Fim, e o Depois?” (contemplado pela 24ª edição do Programa Municipal de Fomento ao Teatro da cidade de São Paulo) e contará com 12 espetáculos teatrais gratuitos de grupos da capital e do interior paulista. A novidade está no novo formato: uma mostra de teatro realizada ao longo de 11 meses, mantendo uma constante programação cultural na região, visando uma troca artística com grupos convidados e a interação destes grupos com o público do Tatuapé. A programação foi feita pensando em grupos que dialogam com as questões abordadas no projeto fomentado. O 2º BaZar de Espetáculos conta ainda com o importante apoio das Bibliotecas Municipais Cassiano Ricardo e Hans Christian Andersen.

 

Ficha Técnica

Criação e concepção: O Grupo/ Direção: Jorge Peloso/ Elenco: Carol Greco e Marília Amorim/ Direção de arte: Cássio Brasil/ Assistente direção de arte: Melissa Rudalov/ Fotos: Alícia Peres

 

PROGRAMAÇÃO

 

15 de agosto de 2015 - Sábado - 15h

Impulso Coletivo

Local: Biblioteca Municipal Cassiano Ricardo. (Av. Celso Garcia, 4200 - Tatuapé).

Duração: 60 min Classificação: Livre Lotação: 50 lugares. (sem acesso para PNE)

 

Haverá troca de experiência com o grupo Impulso Coletivo às 11h.

 

SERVIÇO

Mostra 2º BaZar de Espetáculos

Biblioteca Municipal Cassiano Ricardo

Av. Celso Garcia, 4200. Tatuapé - 03064-000. São Paulo, SP

Tel. (11) 2092-4570 e (11) 2942-9952

Entrada franca - retirar ingressos com 15 minutos de antecedência

 

Canal Aberto Assessoria de Imprensa

Márcia Marques

Fones: 11 2914 0770 Celular: 11 9 9126 0425

 

Daniele Valério

Fones: 11 9 6705 04 25/ 11 9 8435 6614

 
EDITORIAS:
link da notíciaBy Equipe formasemeios, às 00:02  comentar

Agosto 2015
D
S
T
Q
Q
S
S

1

2
3
4
5
6
7
8

9
11
12
15

16
18
19
21
22

24
25
27
29

30
31


SITES INDICADOS
Buscar
 
blogs SAPO