Revelando, imortalizando histórias e talentos
13.9.21

Ex-presidente de Portugal, Jorge Sampaio morreu dia 10 de setembro aos 81 anos. Faleceu no Hospital Santa Cruz, em Lisboa, onde estava internado com complicações respiratórias desde o dia 27 de agosto. 

 

O adeus a Jorge Sampaio: as homenagens ao antigo chefe de Estado, presidente da Câmara de Lisboa e "amigo"

 

O cortejo e as cerimónias fúnebres de Estado do antigo Presidente da República Jorge Sampaio vão poder ser acompanhados pela população em vários momentos e locais de Lisboa, entre sábado e domingo.

 

Houve silêncio na Praça do Município quando o cortejo fúnebre chegou à porta da câmara e durante os minutos em que decorreu a cerimónia protocolar prevista, com a entrega, pelos familiares, das insígnias honoríficas (as condecorações nacionais) do antigo Presidente a três militares da GNR, que as transportaram até ao local do velório, para serem colocadas ao lado da urna.

Dezenas de populares juntaram-se também à homenagem na Praça do Município, onde se foram concentrando desde antes das 10:00 da manhã. Os presentes homenagearam o antigo Presidente da República com um aplauso de vários minutos. O cortejo fúnebre deixou a Praça do Município às 10:43. 

 

De acordo com o programa das cerimónias fúnebres, que decorrem hoje e no domingo, este foi o primeiro momento de homenagem pública a Jorge Sampaio. O cortejo seguiu depois para o antigo picadeiro real em Belém, depois adaptado a Museu Nacional dos Coches.

 

À chegada a Belém, pelas 11:10, antes da abertura da câmara ardente ao público, as três mais altas figuras do Estado - Presidente da República, o presidente da Assembleia da República e o primeiro-ministro - acompanharam a chegada e a entrada da urna no antigo picadeiro real - depois adaptado a Museu dos Coches, junto ao Palácio de Belém, em Lisboa.

 

O Governo decretou três dias de luto nacional, entre sábado e segunda-feira, pela morte do antigo Presidente da República Jorge Sampaio, e cerimónias fúnebres de Estado. (Primeira foto: sic - segunda foto e texto Fram Martins \ sapo.pt). 

 

link da notíciaBy Equipe formasemeios, às 21:36  comentar

Setembro 2021
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4

5
6
7
8
9
10
11

12
14
15
16
17
18

19
20
21
22
23
24

26
27
29


SITES INDICADOS
Buscar
 
blogs SAPO