Revelando, imortalizando histórias e talentos
24.4.14

Filólogo Antônio Martins recebe título de Dr. Honoris Causa concedida pepa Uema  

 

 

filólogo Antônio Martins

SÃO LUÍS (MA) BRASIL - O professor e filólogo maranhense Antônio Martins de Araújo, exímio conhecedor da obra do teatrólogo Arthur Azevedo, será agraciado com o título de Doutor Honoris Causa, concedido pela Universidade Estadual do Maranhão (Uema). A solenidade de entrega, com presença do reitor José Augusto Oliveira, será realizada nesta quinta-feira (24), às 19h, na Academia Maranhense de Letras (Rua da Paz, nº 84, Centro)..

 

Antônio Martins de Araújo é autor das obras Arthur Azevedo - a Palavra e o Riso, Noel Rosa - Língua e Estilo (em parceria com Castelar de Carvalho) e A Herança de João de Barros e Outros Estudos. Pela Global Editora, selecionou e prefaciou Melhores Contos de Artur Azevedo.

 

O agraciado

 

O agraciado é doutor em Letras Vernáculas (Literatura Brasileira) e professor aposentado de Língua Portuguesa, ambos pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atualmente, preside a Academia Brasileira de Filologia e é membro da Academia Maranhense de Letras, do Conselho Editorial da Revista do Centro de Estudos de Niterói, RJ; do Instituto Internacional de Língua Portuguesa (seção do Rio de Janeiro) e do Núcleo Internacional de Estudos Camonianos (NIEC / RJ).

 

O professor Antônio Martins de Araújo é pesquisador da Associação Nacional de Pós-graduação e Pesquisa em Letras e Linguística (Anpoll), como coordenador do projeto Indexação das Revistas Brasileiras de Filologia do Século XIX, vinculado ao Grupo de Estudos em Historiografia da Linguística Brasileira, e elaborador dos Índices dos 35 números da Revista Filológica da Academia Brasileira de Filologia (RJ).

 

Martins de Araújo foi professor da Faculdade de Filosofia de São Luís; fundou o Colégio Getúlio Vargas e dirigiu o Colégio Estadual do Maranhão, antigo Liceu Maranhense. Na década de 1960, foi um dos pioneiros das aulas de português para o extinto exame do então chamado Artigo 99, na TV Continental e na TV Tupi, ambas do Rio de Janeiro (RJ).

EDITORIAS: ,
link da notíciaBy Equipe formasemeios, às 02:41 

De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Abril 2014
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5

6
7
8
9
11



29


SITES INDICADOS
Buscar
 
blogs SAPO
subscrever feeds