Revelando, imortalizando histórias e talentos
4.3.14

O projeto prevê a reprodução de 12 quadros, incluindo a imagem dos autores das obras, estampadas nos bairros da 

 

RIO BRANCO (AC) BRASIL - Em março, os moradores da capital acreana passarão por uma agradável experiência ao andar pelas ruas da cidade. É o mês em que a fotógrafa Talita Oliveira promove a intervenção urbana “Artista de Plástico”, que prevê a reprodução de 12 quadros de diferentes autores, incluindo a imagem dos responsáveis pelas obras – Clementino Almeida, Danilo de S’Acre, Darci Seles, Dalmir Ferreira, Deisi Mello, Ivan Campos, Luiz Carlos Gomes, Marco Lenísio, Jorge Rivasplata, Rosilene Nobre, Simone Bichara e Uéliton Santana –, estampadas no Centro e em outros endereços.

 

E não se trata de um simples mecanismo de expressão, mas de um processo desenvolvido de forma direta e colaborativa. Aqui, a proposta é justamente deixar que os artistas protagonizem a ação e não apenas fiquem inseridos no papel de convidados. “Em visita aos ateliês, autores e quadros serão fotografados e, depois, os registros serão fixados em diversos bairros, no tradicional formato lambe-lambe”, comenta. Para a seleção do elenco, o critério utilizado se justifica pela admiração que a fotógrafa sente por cada um dos nomes já citados.

 

Como o mato-grossense Darci Seles, cujos primeiros desenhos foram realizados a carvão nas paredes e no fogão da casa onde morou durante a infância, na área rural de Cáceres. Autodidata – característica que acredita ter herdado do pai –, ele foi o primeiro da lista a recepcionar Talita, no último dia 8, para uma entrevista no estúdio de criação, situado à Estrada Juarez Távora, no Alto Alegre. Para Darci, esse movimento é uma alternativa de acesso da comunidade ao trabalho dos artistas da região. “E é também uma forma de divulgar o que fazemos”, disse.

 

Por estar na fase inicial de produção, o “Artista de Plástico” ainda não tem dia reservado para estrear, mas deve chegar aos bairros 6 de Agosto, Quinze, Baixada da Habitasa, Centro, São Francisco, Base, Alto Alegre, Estação Experimental, Manoel Julião, Floresta, Baixada da Sobral e Vila Benfica. Para a execução, o projeto recebe o financiamento da prefeitura de Rio Branco, por meio da Lei de Incentivo à Cultura da Fundação Garibaldi Brasil (FGB), com o apoio da sociedade cooperativa Unimed Rio Branco.

 

------------------------------------

Inscrições abertas para 1ª Micsul

-------------------------------------

 

 

O Ministério da Cultura (MinC), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae), abre 52 vagas referentes ao 1º Mercado das Indústrias Culturais do Mercosul (Micsul), até o dia 12 de março. O evento será no período de 15 a 18 de maio, na cidade de Mar del Plata, Argentina.

 

 

 

Os candidatos podem concorrer com projetos nas seguintes áreas: artes cênicas (dança, circo e teatro), audiovisual, design, moda, artesanato, literatura, música, jogos digitais e aplicativos. Quatro apresentações musicais e três desfiles de moda também serão contemplados. As inscrições serão aceitas exclusivamente pela ferramenta SalicWeb.

 

 

 

O público-alvo são artistas, técnicos, produtoras e empreendedores culturais e criativos, que terão acesso às rodadas de negócio entre os 10 países do Mercado Comum do Sul (Mercosul). O objetivo é promover a cultura brasileira e estimular a criação de redes de negócios. 

 

 

 

Mais informações no www.cultura.gov.br ou  www.micsur.org.

 

link da notíciaBy Equipe formasemeios, às 23:10 

De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Março 2014
D
S
T
Q
Q
S
S

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
15

20

23
24

30


SITES INDICADOS
Buscar
 
blogs SAPO
subscrever feeds