Revelando, imortalizando histórias e talentos
18.2.14

Carta do artista gráfico Miran, destinada ao amigo Grasseti é encontrada em São Paulo

 

 

SÃO PAULO (AP) BRASIL - Oswaldo Miranda, mais conhecido como Miran, é designer gráfico brasileiro de Paranaguá, Paraná, diretor de arte, ilustrador, calígrafo, cartunista e editor. É um dos mais destacados designers brasileiros e editor da Revista Gráfica. Começou sua carreira ainda nos anos 1970, trabalhando como diretor de arte em “O Raposa” (70 e 81 a 83), encarte do jornal Diário do Paraná. Ganhou mais de 350 prêmios, onde a grande maioria é internacional. É membro fundador do Clube dos Diretores de Arte do Brasil e membro do Type Directors Club of New York (desde 1978) e do Art Directors Club of New York (desde 1975). 

 

 

Reconhecido no Brasil e com reputação internacional comprovada, Miran, divulga seu trabalho em blogs, redes sociais de forma simples, sem tom professoral segundo ele mesmo. Mas avisa, "Perco um pouco de tempo 'caçando' as imagens e escaneando algumas que não estão no meu arquivo de imagens do PC. No dia da atualização, vou colocando tudo meio intuitivamente". Miran realizou contrato para ilustrar seis livros da série "Clipper Design Collection", em Peoria, Illinois, USA. Outro trabalho importante do artista gráfico, foi para outra série " Tudo em P&B", com 1.250 ilustrações, segundo carta enviada ao amigo Grasseti.  A partir dai Mirnan começou a ter admiradores não somente no Brasil, mas também de outros países. 

 

O primeiro trabalho que realmente divulgou seu talento foi na direção de artes do hebdomadário "Raposa", no PR. No mesmo estado atuou no  “O Diário do Paraná”, de 1976 a 1977, onde ganhou várias medalhas de ouro e prata no Clube de Criação de São Paulo (CCSP), 197, sendo fato único em toda a história do Clube de Criação. Seguia, então, sua sina de conquistador de meldalhas, naquele ano ele desbancou as estrelas do momento, assim, chamou atenção do mercado. 

 

 

O designer tem uma preferência pelo trabalho editorial. Em suas ilustrações ele chega a impressionar com uma linguagem muito próxima da cinematográfica, como se tivesse editando uma película. Tudo é muito bem pensado, planejado desde ampliação à reduação, ou algo como um close, um zoom. Talvez sua vantagem aos seus colegas, seja porque Miran, antes de iniciar qualquer trabalho gráfico, ele pensa tipograficamente, seja para construir um logotipo seja para imagem de um cartaz. Isso fica bem evidente na revista "Gráfica", anos 90, teve vida curta. 

 

A surpresa

 

Para nossa surpresa, nesta quinta-feira,13, apareceu no descarte da biblioteca Mário de Andrade, centro de São Paulo, alguns exemplares da revista "Gráfica", e dentro de uma delas, uma carta assinada (algo com w de cabeça para baixo e m). Era uma carta do artista paranaense Miran, afilhado de Zirando, destinada ao amigo Grasseti. Escrita em papel timbrado "Módulo3" Av. Centenário, 2.000 - Curitiba - Pr. 80.000, isso no cabeçalho. Já no  rodapé " encontra-se  Gráfica &Editora Ltda". A carta foi reproduzida na íntegra. 

 

 

REPRODUÇÃO NA ÍNTEGRA DA CARTA

 

Grasseti, meu nêgo:

 

O destino parece não querer mesmo que o nosso  encontro seja mais  longo de aquele do TDC da noite de estreia.

 

               Acontece que hoje me chega a notícia de algo que eu esperava há meses: a confirmação do meu contrato com a Dynamic Graphics Inc. para executar a série " Cliper Design Collection"  - seis livros que representarão uma independência financeira razoável. Terei que viajar entre o dia 2 ou 4 (só retornarei dia 19 de março ) para Peoria (Illinois ) para a assinatura do acordo.

 

                Isto também significará que tão cedo no ano vigente poderei fazer free lancer, pois terei que executar as 1.250 ilustrações da série (tudo em P&B) até novembro. Já dá para sentir a barra.

 

                                                                   Um Beijão do amigo

 

                                                               (assina Miran.)

 

Expliquei tudo e esqueci o principal: a minha ausência na escolha do prêmio Abril, que me honraria muito e que além de estar com v. poderia dar um puta abraço no meu padrinho Ziraldo.

 .

EDITORIAS:
link da notíciaBy Equipe formasemeios, às 23:33  comentar

Fevereiro 2014
D
S
T
Q
Q
S
S

1

2
3
4
5
6
7
8

9

19
21

23
24
27


SITES INDICADOS
Buscar
 
blogs SAPO