Revelando, imortalizando histórias e talentos
12.2.14

Mais uma sala de cinema extinta revisitada por AgênciaFM

 

Burocracia no cadastro do site valeu à pena para trazer aos amantes do cinema o real aspecto da ex-sala de cinema, uma boa surpresa, a conservação.

 

Foto: Francisco Martins

 

SÃO PAULO (SP) BRASIL - Cine Metrópole foi inaugurado em 21 de janeiro de 1964, era localizado na Av. São Luiz 187, centro de São Paulo. Foi o primeiro a realizar a seção da meia noite, que logo caiu nas graças dos cinéfilos. Filmes do porte “A Mulher de Palha” com a Gina Lolobrigida, grande sucesso na telona em todo o mundo.  

Depois relaxou e passou "Minha Vida de Cachorro". 

 

 

 

O glamour saiu da tela para pista. Atualmente o antigo cinema abriga uma grife de balada chamada de The Week, empresa de multieventos. Atuando como Grand Metrópole, a balada das sextas-feiras já ganhou os mais jovens da cidade. Desta vez, para trazermos imagens de como se encontra o velho cinema que, antes da entrada para uma seção dava-se uma passadala e folheava-se um livro na livraria Cosmos ou então no restaurante “Chá Moon” que foi o primeiro self-service em São Paulo.


 

História 

 

Nos anos 60, a cidade de São Paulo era rica em galerias. Uma das mais famosas era a Metrópole, um ponto obrigatório de artistas, intelectuais, jornalistas e estudantes e cinéfilos, Por lá se reuniam nomes da música brasileira, na época em início de carreira, como Caetano Veloso, Chico Buarque, Vinicius de Moraes, Gilberto Gil, Jorge Ben e Lupicínio Rodrigues e Jorge Costa.

 

 

 

No intuito de devolver aos paulistanos toda essa história que guarda a Galeria Metrópole, em especial o Cine Metrópole, os empresários André Almada e Klaus Ebone (empresários conscientes ) decidiram restaurar o espaço e devolvê-lo à cidade em forma de um espaço multieventos. O processo de restauração do imóvel, tombado pelo Patrimônio Histórico, teve início em 2007. O projeto é assinado pelo arquiteto alagoano Osvaldo

 Tenório, e remete a uma atmosfera diferenciada do cinema.

 

 

  

Preservação

 

 

Não somente foram preservadas como resgatadas características originais da obra, como os lustres e as arandelas de cristal, o piso de madeira e mármore, o logotipo, a letra "M" ao contrário, que aparece nos puxadores das portas de acesso e no letreiro que traz o nome da casa, e até mesmo o forro do gesso, cujo desenho dos ângulos contribui com a acústica do espaço. Destaque ainda para a complementação com luminárias modernas e o aproveitamento do terraço superior, que originou o "fumoir-lounge", de onde se pode apreciar uma linda vista da cidade. Desde de junho de 2012, o Metrópole passou a funcionar como espaço multieventos. (Texto Francisco Martins  / Fotos Marcelo Contreras). 

 

 

VEJA outros CINEMAS neste site ou links:

 

 

 

 

Windsor: http://formasemeios.blogs.sapo.pt/1168229.html

 

Niterói:  http://agenciafm.blogspot.com.br/2014/02/cine-niteroi-agencia-fm-revala-mais-uma.html

 

link da notíciaBy Equipe formasemeios, às 22:52 

De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Fevereiro 2014
D
S
T
Q
Q
S
S

1

2
3
4
5
6
7
8

9

19
21

23
24
27


SITES INDICADOS
Buscar
 
blogs SAPO
subscrever feeds