A capital cubana se transformará em um palco com todas as manifestações artísticas da Habanarte, o primeiro Festival das Artes e Cultura Cubana
![]() |
Isaac Delgado |
HAVANA, CUBA - A partir desta quinta-feira,12, a capital cubana vai se transformar em um amplo palco para acomodar todas as manifestações artísticas da "Habanarte", o primeiro Festival das Artes e Cultura Cubana, que apresentará mais de 3 mil artistas em 11 dias de espetáculos e atividades.
Organizado pelo Ministério de Cultura de Cuba, o evento, que traz o lema "toda a arte de uma vez", exibe uma ambiciosa programação com mais de 1.000 apresentações em 100 espaços diferentes, a começar pelo show do salseiro Isaac Delgado no centro cultural "El Sauce", que ocorre na próxima sexta-feira e marca a abertura oficial do festival. "Cuba é um dos poucos países do mundo, talvez o único, que pode garantir que todos seus artistas, de todas as manifestações, se apresentem juntos e em paralelo", afirmou.
Os pacotes oferecidos no "Habanarte", por exemplo, incluem percursos aos estúdios "Areíto", onde o grupo "Buena Vista Social Clube" costuma gravar seus trabalhos durante os anos 90, e à Escola Nacional de Balé, do Balé Nacional de Cuba, dirigido por Alicia Alonso. Além disso, também haverá trajetos dedicados à arquitetura e ao design, levando em consideração a influência da Art Deco em Havana.
Até o momento, o turismo venezuelano foi o que mais demonstrou interesse no festival, com mais de 1.100 turistas confirmados, embora os organizadores também tenham ressaltado o grande fluxo previsto de americanos, mexicanos e colombianos. Além de abrir espaço aos novos artistas, como Descemer Bueno, Kelvis Ochoa e a jovem Laritza Bacallao, o festival também recorre a "figuras de luxo", como os consagrados Chucho Valdés, Omara Portuondo, Frank Fernández e Pedro Luis Ferrer. Isso sem falar nos grupos e orquestras.
O Circo Nacional de Cuba e várias companhias teatrais do país também anunciaram apresentações. "Veremos a cultura cubana por outra perspectiva", resumiu Torres.