Revelando, imortalizando histórias e talentos
24.3.18

 

 

Mais 3 acervos brasileiros integrarão Memória do Mundo

 

O Brasil passa a ter mais três acervos no registro internacional do Programa Memória do Mundo, da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco). "Antonio Carlos Gomes: compositor de dois mundos", o "arquivo pessoal de Nise da Silveira" e a "coleção educador Paulo Freire" serão certificados nesta quinta-feira, a partir das 18h, em cerimônia realizada na sede do Arquivo Nacional, no Rio de Janeiro. 

 

Criado em 1992, o Programa Memória do Mundo da Unesco reconhece como patrimônio da humanidade documentos, arquivos e bibliotecas de grande valor internacional, regional e nacional, inscrevendo-os nos registros e conferindo-lhes certificados que os identificam. 

 

Submetido à Unesco por Brasil e Itália, o acervo de Carlos Gomes é custodiado por oito instituições, entre elas o Museu Histórico Nacional e o Museu Imperial – ambos integrantes da rede de museus do Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), entidade vinculada ao Ministério da Cultura.

 

O arquivo pessoal de Nise da Silveira é custodiado pela Sociedade de Amigos do Museu do Inconsciente. Consiste em uma coleção com aproximadamente 8 mil itens, incluindo documentos textuais, iconográficos, bibliográficos e de mídia. É pioneira no Brasil no uso de terapia ocupacional.

 

Já a coleção educador Paulo Freire, custodiada pela sua viúva, Nita Freire, e pelo Instituto Paulo Freire, é composta por uma vasta coleção de documentos ligados a áreas de educação popular, alfabetização de jovens e adultos, movimentos sociais, educação em política e ecopedagogia. O educador brasileiro atuou como professor e ativista social.

 

 

EDITORIAS:
link da notíciaBy Equipe formasemeios, às 21:05  comentar

Março 2018
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

11
13
17

18
19
21
23

25
26
28
30
31


SITES INDICADOS
Buscar
 
blogs SAPO