Revelando, imortalizando histórias e talentos
24.10.19

LANÇAMENTO: Novo livro de Leão da Silva Neto "Enciclopédia Mazzaropi de Cinema" 

 

Antonio Leão da Silva Neto, com o intuito de contribuir com um pouco mais de informação sobre nosso cinema, orgulha-se de realizar o lançamento de seu 11º livro: “ENCICLOPÉDIA MAZZAROPI DE CINEMA”. O livro pretende listar, biografar e filmografar 888 profissionais e pessoas que colaboraram para a construção da obra cinematográfica do ator-cineasta AMÁCIO MAZZAROPI, no período 1952-1980.

 

 

Antonio Leão da Silva Neto é um profundo conhecedor sobre o nosso cinema, autor dos não menos importantes, ‘Astros e Estrelas do Cinema Brasileiro’, de 1998, atualizado em 2010, ‘Dicionário de Filmes Brasileiros – Longa Metragem’, de 2002, atualizado em 2009, “Fotógrafos do Cinema Brasileiro”, de 2011, entre outros, obras consagradas e de referência obrigatória e diária para jornalistas, críticos, pesquisadores, alunos de cinema e público cinéfilo em geral, com grau de informação e detalhes nunca antes realizado.

 

Editado pelo autor sem nenhum tipo de patrocínio ou apoio, o livro foi viabilizado com recursos próprios do autor, em edição limitada. O livro contempla uma pequena biografia, a filmografia com Mazzaropi e sua filmografia geral, lembrando que a primeira está contida na segunda. Foram pesquisadas e estão sendo publicados 888 verbetes entre atores, atrizes, técnicos, parentes, amigos, herdeiros, etc., que, de alguma forma participaram dos filmes e da vida de Mazzaropi, desses, foram verbetados 467 profissionais,. As demais estão citadas no livro sem a biografia, mas com sua filmografia completa, totalizando 312 páginas.

 

Máximo Barro prefacia o livro 

 

O livro conta com texto introdutório do pesquisador, montador e historiador Máximo Barro e prefácio do produtor cultural e cineasta Paulo Duarte. Noite de autógrafos com o autor Antonio Leão da Silva Neto e a presença de diretores, atores, jornalistas, críticos, estudantes e personalidades ligadas ao Cinema Brasileiro e público entusiasta em geral, fãs e admiradores do grande astro do nosso cinema.

 

Novo livro de Antonio Leão homenageia profissionais  que trabalharam com Mazzaropi; O presente dicionário contempla bio-filmografias de 888 profissionais e pessoas que colaboraram, ao longo de 30 anos para a formação e consolidação da obra cinematográfica do ator-cineasta Amácio Mazzaropi, abrangendo o período de 1952 a 1980, 32 filmes.

 

Cabeça feita na Vera-Cruz, Mazza, desde o primeiro filme produzido pela PAM Filmes, “Chofer de Praça”, em 1958, sempre se cercou dos melhores técnicos e equipamentos, muitos adquiridos da própria Vera-Cruz, como as câmeras Norte- Americanas Mitchel blimpadas, para gravação de som direto, pois, como é do conhecimento dos mais inteirados, o astro não dublava seu filmes

Foram pesquisadas e estão sendo publicados 888 verbetes entre atores, atrizes, técnicos, parentes, amigos, herdeiros, etc., que, de alguma forma participaram dos filmes e da vida de Mazzaropi, desses, consegui verbetar 467 profissionais, um número que me surpreendeu, positivamente. As demais estão citadas no livro sem a biografia, mas com sua filmografia completa.

 

No campo: “Contato Pessoal” eu conto a história do meu encontro com dezenas de colaboradores de Mazzaropi a quem conheci pessoalmente nos últimos vinte e cinco anos. Essa parte do livro é afetiva e especial pra mim, pois me dá a oportunidade de contar todos esses encontros realizados a partir de 1994, quando nasceu este projeto. O plano geral da obra prevê: uma breve biografia seguida de sua filmografia específica com Mazzaropi e na sequencia sua filmografia geral, ou seja, a lista de todos os filmes que o profissional participou. Há de se tomar muito cuidado com esse detalhe, pois o leitor poderá ser facilmente induzido ao erro. Reforçando: A filmografia isolada do Mazzaropi está contemplada dentro da filmografia geral. Ou seja, sempre é melhor analisar a geral, pois a outra contempla somente os filmes que o profissional fez com o Mazza.

 

A grande novidade do livro é que forneço as filmografias independente de ter a biografia. Graças ao meu banco de dados formado nos últimos trinta anos, por meus dicionários anteriores, de astros e estrelas. curtas, médias, longas, fotógrafos e Super-8, somados a fundamental e preciosa Base de Dados da Cinemateca Brasileira e pesquisas complementares, consegui montar filmografias “quase” completas, o que permitirá ao leitor ter a dimensão do trabalho desses atores, atrizes e técnicos que com ele trabalharam. Essas filmografias são a “cereja do bolo” do livro e me custaram três anos de trabalho, cansativo, desgastante, mas muito prazeroso.

 

Serviço 

 

Horário: A PARTIR DAS 19h00 dia 13 de novembro 

Local: CINEMATECA BRASILEIRA, SP

 

Largo Sen. Raul Cardoso, 207 - Vila Clementino, São Paulo - SP, 04021-070

 

Informações pelo telefone: (11) 3512-6111, com Gabriel ou Lívia

EDITORIAS:
link da notíciaBy Equipe formasemeios, às 15:27  comentar

Outubro 2019
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5

6
7
8
9
10
12

13
15
16
17
18
19

20
21
22
25
26

27
28
29
30
31


SITES INDICADOS
Buscar
 
blogs SAPO