Revelando, imortalizando histórias e talentos
3.3.20

ESTREIA/TEATRO: "Palácio do Fim" - primeira montagem gaúcha para o premiado texto de Judith Thompson - estreia dia 12 de março, em Porto Alegre.

Fotos: Regina Peduzzi Protskof

 

 

Espetáculo é a primeira montagem gaúcha para o premiado texto da dramaturga canadense Judith Thompson. Peça retrata três visões sobre a Guerra do Iraque, antes e depois da invasão de 2003.

 

Um dos mais brutais e longos conflitos armados do século, a ocupação norte-americana no Iraque (2003-2011) é o ponto de partida de Palácio do Fim - em referência ao prédio onde eram colhidos depoimentos de presos políticos durante a guerra. Baseado em histórias reais ocorridas antes e depois da invasão, o consagrado texto da dramaturga canadense Judith Thompson - vencedora do Prêmio Walter Carsen, em 2008 - mescla drama e documentário. Encenada pela Cia. In.Co.Mo.De-Te, a peça ganhará a primeira versão gaúcha com direção de Carlos Ramiro Fensterseifer. A estreia será no dia doze de março na GALERIA LA PhOTO, em Porto Alegre. 

 

Em cena, três visões diferentes sobre a guerra. O primeiro texto, intitulado Minhas Pirâmides, conta a história da militar americana Lynndie England (interpretada por Fabiane Severo e Sandra Possani), que ficou internacionalmente conhecida por ser fotografada sorrindo enquanto torturava prisioneiros iraquianos em Abu Ghraib. A segunda cena apresenta David Kelly (Nelson Diniz) em Colinas de Horrowdown. O personagem é inspirado no inspetor de armas britânico que revelou em entrevista à BBC que as armas de destruição em massa procuradas por George W. Bush e Tony Blair não existiam. No último monólogo, Instrumentos de Angústia, Nehrjas Al Saffarh (Liane Venturella) é a esposa de um grande líder político iraquiano contrário ao regime. 

 

Palácio do Fim é uma reflexão humanista sobre as tênues fronteiras éticas, morais e políticas que uma guerra envolve. Na montagem, o espaço cênico será transformado em um lugar íntimo no qual os personagens se transformam em cúmplices de memórias e sentimentos. Não há palco, a apresentação acontece para uma plateia reduzida de até, no máximo, quarenta pessoas. O espetáculo representa o novo desafio do grupo, que comemora doze anos de atividades ininterruptas com temporadas, apresentações e participações em festivais em todo o país.

 

A trilha sonora original é do premiado músico Angelo Primon e a iluminação, de Nara Maia. Alexandre Navarro assina a cenografia e Gulherme Carravetta De Carli, a criação e edição dos vídeos. 

 

FICHA TÉCNICA:

 

Texto: Judith Thompson

Tradução: Liane Venturella e Carlos Ramiro Fensterseifer

Direção: Carlos Ramiro Fensterseifer

Elenco: Liane Venturella e Nelson Diniz

Participações especiais: Fabiane Severo e Sandra Possani

Trilha Sonora: Angelo Primon

Iluminação: Nara Maia

Cenário: Alexandre Navarro

Figurinos: Liane Venturella e Carlos Ramiro Fensterseifer

Adereços: Valéria Verba

Criação e edição dos vídeos: Guilherme Carravetta de Carli

Pesquisa de vídeos: Martina Pilau

Arte gráfica: Jessica Barbosa

Fotografia de cena: Regina Peduzzi Protskof

Produção: Cia. In.Co.Mo.De-Te e Primeira Fila Produções

Realização: Cia. In.Co.Mo.De-Te e GALERIA LA PhOTO

 

A CIA. IN.CO.MO.DE-TE:

 

 Considerado um dos grupos teatrais mais ativos e premiados do Rio Grande do Sul, a Cia. In.Co.Mo.De-Te já produziu diversos espetáculos de sucesso desde 2008. Entre as principais montagens da companhia, estão o Gordo, o Magro e o Muro, DentroFora e a Vida Dele, baseadas na obra do dramaturgo norte-americano Paul Auster. A trupe também encenou Movimentos sobre Rodas Paradas a partir de esquetes de Nelson Diniz.  

 

QUANDO: 12 a 22/03 - de quintas-feiras a sábados às 21h e domingos às 20h. 

ONDE: GALERIA LA PhOTO (Travessa da Paz, 44 - Bairro Farroupilha, Porto Alegre)

QUANTO: R$ 50,00 (50% de desconto para idosos, estudantes e classe artística mediante comprovação)

Duração: 1h30min

Classificação etária: 16 anos

(Fonte: Assessor de Imprensa Léo Sant´Anna).

 

INGRESSOS ON-LINE:

www.entreatosdivulga.com.br/palaciodofim

 

EDITORIAS:
link da notíciaBy Equipe formasemeios, às 14:13  comentar

Março 2020
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6
7

8
9
10
11
12
14

15
16
17
18
20
21

22
23
24
25
26
27
28

29
30
31


SITES INDICADOS
Buscar
 
blogs SAPO