Revelando, imortalizando histórias e talentos
24.9.18

Teatro de Quinta apresenta "Eu e Nós" autoficção com a atriz Suzana Saldanha, no Estúdio Stavavaganza 

 

Acontece nos próximos dias 27 de setembro e 04 de outubro, às 20 horas, no Estúdio Stravaganza, dentro do Projeto Teatro de Quinta, “Eu é Nós”, escrito e protagonizado por Suzana Saldanha, com direção de Luís Artur Nunes. O espetáculo faz apenas duas apresentações. 

Foto: Gilberto Perin.

 

A inquietação de uma atriz, que vive a efervescência da história da dramaturgia brasileira, traz ao público um espetáculo contemporâneo, leve, sensível e bem-humorado. Pelas mãos de Suzana Saldanha, nasceu o texto da autoficção “Eu é Nós”, que conduz o espectador por histórias de amizade, amor e arte, contrapondo a sensação de desamparo, temática central da obra.

 

Suzana teve como gatilho para o projeto o livro “Quem pensas tu que eu sou?”, de Abrão Slavutzky, mas foi da mescla de cartas, fotografias e histórias - que versam com a realidade e o faz de conta -, que resultou esse espetáculo pós-moderno, repleto de elementos atemporais e vivências da própria atriz. “A única certeza que temos nessa vida são as amizades, os amores, a arte. Nada é seguro. Mas esses instantes de interação nos trazem o amparo necessário para viver em tempos de desamparo”, destaca Suzana. Além de fragmentos do próprio livro de Abrão, o texto também contém trechos  da obra do dramaturgo e diretor teatral Leonardo Netto.

 

Para elaborar essa dramaturgia atual e linkada com o que vivemos hoje, Suzana contou com a direção de Luís Artur Nunes. Ele conta que o material era excelente, mas que mesmo assim ela pediu correções. “Suzana é uma atriz e tudo que escreve tem a ressonância de uma voz cênica, a qual carrega no bojo sugestões de ação dramática, de poesia corporal, que sustentam o palco de forma vigorosa”.

 

Ana Claudia Munari, doutora e pesquisadora na área literária, fala sobre o espetáculo num contexto amplo, trazendo para a realidade cotidiana: "As redes sociais trouxeram um canal para que as pessoas falem de si e 'publicizem' sua vida. Essas rotinas do ‘eu' aproximam-se da ficção, já que além da mediação pelas linguagens, elas são recortes”. 

 

Ela afirma que dessa forma viramos personagens, muitas vezes personificações de nossos desejos, misturando o que é acontecimento e o que é criação. & Se tudo é performance, não precisamos fingir - ou fingimos que não fingimos? Assim, artista e público habitam o mesmo palco, despem-se e vestem-se, as máscaras caem. Em & Eu é Nós & Suzana Saldanha dá as cartas desse jogo de embaralhamento. Em seu espetáculo, é no reconhecimento dos sujeitos e das cenas da vida, uma vida que é nossa também - eis aí a porta da catarse - que podemos dizer que esse Eu é Nós, sempre é”, completa Ana Claudia.

 

Sobre Suzana Saldanha:

 

Vencedora do prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante do Festival de Gramado com o longa “Separações” (2002), de Domingos Oliveira, a atriz participou de novelas e programas de TV em rede nacional. Suzana fez história no Grupo de Teatro Província, renovador da estética teatral porto-alegrense na década de 1970. No início dos anos 1980, Suzana mudou-se para o Rio de Janeiro, onde se juntou ao Centro de Demolição e Construção do Espetáculo, do diretor

 

Aderbal Freire-Filho. Já trabalhou com diretores como Domingos Oliveira, Aderbal Freire-Filho e Gerald Thomas, além de manter sua parceria com Luís Artur Nunes desde o final dos anos 1960. Dirigiu a peça “O mundo de Camila”, monólogo para crianças, estrelado por Márcia do Canto e lançou o livro “Meu nome é Anita”, parceria com Elma Sant’Ana, que reúne dramaturgia e resgate histórico de Anita Garibaldi. Recentemente dirigiu a leitura cênica “Comunidade do Arco Íris”, no Festival

 

Caio Entre Nós.

 

Entre os espetáculos teatrais que atuou, ela destaca “A Comédia dos Amantes” (1979), com direção Luís Artur Nunes; “A Mulher Carioca aos 22 Anos” (1989), “O Tiro que Mudou a História” (1991) e “O carteiro e o Poeta” (1997), com direção de Aderbal Freire-Filho; “Electra Concreta” (1986), de Gerald Thomas; e “Senhora dos afogados” (2010), com direção de Ana Kfouri. “Eu é Nós” tem assistência de direção de Isaias Quadros, iluminação de André Hanuer e produção de Ivana Dalle.

 

O QUE: “Eu é Nós”, com Suzana Saldanha e direção de Luís Artur Nunes.

 

QUANDO: 27 de setembro e 04 de outubro de 2018, quintas-feiras, às 20

horas, com bar aberto a partir das 19 horas.

 

ONDE: Estúdio Stravaganza (Rua Dr. Olinto de Oliveira, 64 – Bairro Santana).

 

Informações e reservas (51)3058 6165 e (51)99845 8736.

 

QUANTO: R$ 40,00 (meia-entrada para estudantes, idosos, classe artística,

 

profissionais da área da saúde e todos os contemplados com a Nova Lei da

Meia-Entrada). ( Divulgação: Lauro Ramalho ). 

 
EDITORIAS:
link da notíciaBy Equipe formasemeios, às 20:53 

De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres



Copiar caracteres

 



O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Setembro 2018
D
S
T
Q
Q
S
S

1

2
3
4
5
6
7
8

9
11
13
14
15

16
18
20
21
22

23
25
26
28
29

30


SITES INDICADOS
Buscar
 
blogs SAPO
subscrever feeds