Revelando, imortalizando histórias e talentos
14.6.14

Audrey Hepburn e Gregory Peck no filme

A Princesa e o Plebeu, pilotando uma Vespa

 

História da lambreta italiana Vespa é contada no MCB. Exposição reúne inclusive modelos históricos e protótipos do idealizador 

 

SÃO PAULO (SP) BRASIL - O Museu da Casa Brasileira (MCB) recebe a exposição "Vespa: um ícone italiano - História, Cultura e Design". Em parceria com o Instituto Italiano de Cultura de São Paulo, é apresentada a trajetória do veículo desde a sua criação, no final dos anos 1940. São exibidos vídeos, fotos, painéis com a linha do tempo e informações sobre a Vespa, além de modelos históricos cedidos por colecionadores, museus e pelo próprio fabricante, a companhia italiana Piaggio.

 

A exposição, de curadoria do consultor de comunicação do Instituto Europeo di Design (IED São Paulo), Ricardo Peruchi, ficará em cartaz até dia 3 de agosto. "Essa mostra revela o quão significativo pode se tornar um produto para além das questões técnicas e de mercado intrínsecas ao universo da produção industrial", explica a diretora geral do MCB, Miriam Lerner. "São valores culturais construídos a partir de um produto que atravessa gerações em decorrência da qualidade de seu design", aponta Mirim.

 

Desde o seu lançamento, em 1946, mais de 16 milhões de unidades da Vespa foram comercializadas em todo o mundo. Presente no Brasil desde o final dos anos 1950, foi nos anos 1980 que a lambreta viveu seu apogeu no país, com a Motovespa, companhia que chegou a ter 140 revendas autorizadas espalhadas desde Manaus, onde os veículos eram produzidos, até Porto Alegre.

 

A exposição apresenta detalhes da tecnologia e design empregados na produção da Vespa ao longo das últimas décadas. Fãs da motoneta e o público em geral poderão conferir de perto modelos históricos, protótipos, peças e projetos mecânicos provenientes do Museo Piaggio, em Pontedera (Itália), que conserva o acervo do idealizador e construtor histórico da Vespa, Enrico Piaggio.

 

SERVIÇO

Vespa: um ícone italiano - História, Cultura e Design

Até 3 de agosto

Museu da Casa Brasileira (MCB)

De terça-feira a domingo, das 10h às 18h

Ingressos: R$ 4 (inteira), R$ 2 (meia-entrada). Aos domingos e feriados é gratuito

Avenida Brigadeiro Faria Lima, 2705

EDITORIAS:
link da notíciaBy Equipe formasemeios, às 00:07  comentar

Junho 2014
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6
7

8
9
11

15
18
20

23
24
25
28



SITES INDICADOS
Buscar
 
blogs SAPO