Revelando, imortalizando histórias e talentos
10.4.14

O estado do Paraná tem uma história cheia de hiatos. Isso de acordo com a especialista no assunto. Figuras do porte de Paulo Goulart, Nicete Bruno e Cláudio Correa e Castro tiveram rela importância no teatro de comédia do Paraná. 

 

Foto: www.combateaocancer.com

 

CURITIBA (PR) BRASIL - Plateia lotou o Miniauditório do Teatro Guaíra, para uma palestra e discussão sobre as grandes dificuldades que os pesquisadores enfrentam, como a ausência de registros e até de peças escritas por autores paranaenses que não foram guardadas. 

 

 

Um ciclo de leituras começa na próxima terça-feira (dia 15), com a apresentação da peça 'Duas criaturas gritando no palco', obra inédita de Manoel Carlos Karam, encenada por Cambutadefedapada com direção de Gabriel Gorosito. Dedicado a estudar autores paranaenses, o evento vai ser realizado uma vez por mês até dezembro, sempre no Miniauditório Glauco Flores de Sá Brito. 

 

Início do teatro em PR

 

Ainda segundo pesquisadores paranaenses, o teatro começou em Paranaguá (interior do Estado) por causa dos navios que faziam escala naquele porto trazendo companhias estrangeiras que se dirigiam a Buenos Aires. Os grupos, franceses, italianos e espanhóis em sua maioria, faziam apresentações durante a escala e, muitas vezes, subiam a serra até Curitiba, Castro, Ponta Grossa e Lapa. O primeiro registro data de 1808, quando da chegada da Corte portuguesa ao Brasil. 

 

 

 

 

 

 

Cemitério de grupos teatrais \ profissionalização

 

Não foram poucas as companhias teatrais estrangeiras que se apresentou em Curitiba no período que antecedeu a Primeira Guerra Mundial (1914-1918). Muitas delas até se desfizeram por aqui, o que deu à capital paranaense a fama de cemitério de grupos teatrais. 

 

Foi aos trancos e barrancos que o teatro paranaense viveu as primeiras décadas do século 20, com grupos que nasciam e morriam com a mesma intensidade que eram formados. A profissionalização chegou ao Estado somente na década de 60, que registrou, por volta de 1963. Assim, aconteceu uma espécie de renascimento, principalmente, com a criação do Teatro de Comédia do Paraná (TCP), que fizeram parte ícones do porte de atores Cláudio Correa e Castro, Paulo Goulart e Nicette Bruno. 

link da notíciaBy Equipe formasemeios, às 02:22  comentar

Abril 2014
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5

6
7
8
9
11



29


SITES INDICADOS
Buscar
 
blogs SAPO