Revelando, imortalizando histórias e talentos
17.6.19

“Inimigos na Casa de Bonecas” faz apresentação única no Teatro do SESC e viaja para Noruega

No próximo dia 21 de junho, sexta-feira, às 20 horas, no Teatro do SESC, Porto Alegre, espetáculo em única apresentação “Inimigos na Casa de Bonecas”. 

 

O espetáculo estreou em maio de 2018 no Projeto “Ponto de Teatro” do Instituto Ling em parceria com o Festival Palco Giratório SESC e foi reconhecido no Prêmio Açorianos de Teatro com os troféus de Melhor Trilha Sonora (Álvaro RosaCosta) e Melhor Ator Coadjuvante (Lauro Ramalho).

 

Dando continuidade à pesquisa em criação dramatúrgica e cênica desenvolvida pelo Projeto GOMPA, “Inimigos na Casa de Bonecas”é um dos 5 vencedores do prêmio International Ibsen Scholarship 2017, promovido bianual na Noruega para incentivar montagens inspiradas em Henrik Ibsen (1828-1906), em diferentes lugares do mundo. Em outubro deste ano, a peça gaúcha será encenada na cidade de Skien, terra natal de Ibsen, dentro da programação de lançamento da edição 2019 do Prêmio. No início deste mês, a diretora Camila Bauer esteve na Prague Quadrennial 2019 (na mesa Political Strenght of Scenography), na República Checa, para falar das questões políticas envolvidas no projeto.

 

Com direção de Camila Bauer, o espetáculo fala de um ponto indeterminado no futuro, onde Nora Helmer revê o momento decisivo em que seu casamento com Torvald começa a fazer água. É um momento fundamental também para o seu país (não a Noruega dos límpidos fiordes, mas o Brasil, com recorrentes vazamentos de lama), imerso em discursos políticos inflamados, opressões em diversos níveis e conflitos éticos de difícil resolução. “Inimigos na Casa de Bonecas” é um espetáculo inspirado nas obras “Uma Casa de Bonecas” e “O Inimigo do Povo”, de Henrik Ibsen, com dramaturgia de Marco Catalão, Pedro Bertoldi e Camila Bauer e colaboração do elenco. 

 

Os textos do dramaturgo norueguês servem como ponto de partida para a construção de um espetáculo com ênfase em questões de gênero, corrupção e onipresença das mídias. A encenação une teatro, dança, música e vídeo para recriar os impasses de personagens divididas entre as limitações cotidianas e as tensões sociais.

O Projeto GOMPA é um coletivo de artistas que desenvolve projetos de experimentação em dramaturgia e linguagem cênica, pesquisando cruzamentos entre teatro, dança, música e artes visuais, com ênfase na fusão das diferentes artes como princípio narrativo. As criações são feitas em colaboração com artistas de diferentes.

 

vertentes

 

No elenco de “Inimigos na Casa de Bonecas” estão Sandra Dani, Janaina Pelizzon, Nelson Diniz, Liane Venturella, Lauro Ramalho, Álvaro RosaCosta, Fabiane Severo e participação especial de Pedro Bertoldi. Direção coreográfica de Carlota Albuquerque, composição e desenho sonoro de Álvaro RosaCosta, iluminação e vídeos de Ricardo Vivian, cenografia de Elcio Rossini, figurinos de Liane Venturella, desenhos de Lipe Albuquerque, arte gráfica de Jéssica Barbosa, mídias sociais de Laura Hickmann e produção e realização do Projeto GOMPA. (Fonte: Divulgação: Lauro Ramalho). 

 

Maiores informações:  www.projetogompa.com/

 

O QUE: “Inimigos na Casa de Bonecas”, direção de Camila Bauer.

QUANDO: dia 21 de junho, às 20 horas, sexta-feira.

ONDE: Teatro do SESC Centro (Rua Alberto Bins, 665).

QUANTO: R$ 20,00 (público geral).

R$ 10,00 (idosos, estudantes e todos os que possuem direito à meia-entrada

e Comerciários – apresentando cartão Sesc/Senac).

No local ou no site www.sesc-rs.com.br/ingressos

DURAÇÃO: 75 min.

CLASSIFICAÇÃO: Livre.

 
EDITORIAS:
link da notíciaBy Equipe formasemeios, às 20:02 

De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Junho 2019
D
S
T
Q
Q
S
S

1

2
3
4
5
6
7
8

9
11
14
15

16
19
20
21
22

23
25
27
28
29

30


SITES INDICADOS
Buscar
 
blogs SAPO
subscrever feeds