Revelando, imortalizando histórias e talentos
26.7.18
Advogado Dr. Roberto Batocchio e o ator e diretor
 Vicentini Gomez\Foto: Hugo Caserta

 

Em tempos de intensa judicialização e embates entre os poderes, o filme documentário longa-metragem Justiça! Uma história, produzido e dirigido por Vicentini Gomez, tem data de avant-première agendada para o dia 08 de dezembro de 2018, dia da justiça, no Cine Olido, em São Paulo. Antes, será exibido em circuito universitário e inscrito em festivais de cinema no Brasil e Exterior. 

 

JUSTIÇA! Uma história deita um olhar inovador e inédito sobre a rica e complexa trajetória do Poder Judiciário no Brasil. Partindo dos tempos do primeiro Ouvidor-Geral, passando pelo universo da vigência das Ordenações Filipinas, que regeram a maior parte da vida colonial e sobreviveram em parte no regime monárquico, revendo as conquistas e os revezes do período republicano, o filme aborda a estrutura e o funcionamento do Poder Judiciário desde os primórdios até os dias atuais. 

Historiador Dr. Marco Antonio Villa
\Foto: Hugo Caserta

 

Trinta e seis especialistas entre historiadores, jornalistas e juristas deram depoimentos ao filme: Ives Gandra Martins, Flavia Piovezan, Marco Antonio Villa, José Renato Nalini, José Roberto Batochio, Manoel Pereira Calças, Roque Mesquita, Jayme Martins de Oliveira Neto, Bruno Feitler, Fernando Bartoletti,Paulo Dimas Mascaretti, Leonardo Dantas Silva, Ana Luiza Martins, Alberto Vieira, idibal Pivetta, Jonas Soares de Souza, André Figueiredo, Oswaldo Mendes, Renata Pallottini, Zelia Maria Antunes Alvez, Adriana Zorub, Carlos Parente Calé, Elaine Cavalcante, Jayme Walmer, Marcelo Salaroli, Sergio Jacomino, Maria Alice Milliet, Cristina Maia, Paulo Oliver, Roberto Taketomi, Romeu Estevão Ramos, Sansão Ferreira Barreto, Sebastião Amorim, Sergio Coelho, Zito Mendes e Silvério Braccio.

Advogado Dr. Ives Gandra Martins
\Foto: Hugo Caserta

 

CIRCUITO UNIVERSITÁRIO

 

Além das salas do cinema, o filme Justiça! Uma história terá exibição no Circuito Universitário, no horário das aulas, como atividade complementar, fomentando, no ambiente acadêmico, o diálogo sobre a história do País, assim como a preservação do patrimônio imaterial e elevação do nível da educação e cultura em nossa sociedade com foco na Evolução do Poder Judiciário Brasileiro. 

 

O filme servirá não só como material didático, mas, sobretudo, pela possibilidade de provocar os estudantes, constituindo-se em um eficaz instrumento de conhecimento e multiplicador de mensagens. Após a exibição do filme haverá debate com o diretor, historiadores, acadêmicos e alunos. Vicentini Gomez vem realizando uma obra significativa voltada ao documentário de resgate histórico, cercando-se de notáveis pesquisadores, historiadores e memorialistas, tendo conquistado diversos prêmios.  

 

Breve perfil de  Vicentini Gomez 

 

Seus últimos trabalhos na tv Globo como ator foram: novela “Joia Rara”, onde representou o “Delegado Cavalcante” e na novela “Avenida Brasil” como Serjão, o seqüestrador da Carminha e o Italiano Giuseppe em “Cumplices de um Resgate” no SBT.

 

Em 2004/2005 produziu, roteirizou e dirigiu a série “Consciência na Cultura”, veiculada pela TV Cultura, realizada em parceria com a UNESP –Universidade Estadual Paulista- onde transformou teses de doutorado e dissertações de mestrado em documentários para a Televisão. Tem produzido e dirigido filmes contando a história das cidades paulistas, em especial as da rota dos Bandeirantes, como Porto das Monções e as séries O Baú da História e Plaquita. Em 2016 lançou o longa metragem História & Estórias filme que conta o desbravamento do Oeste Paulista, com foco no Centenário de Presidente Prudente.

 

Mais no blog oficial:

http://justicaumahistoria.blogspot.com.br/

link da notíciaBy Equipe formasemeios, às 22:28 

De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Julho 2018
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6
7

8
9
11
13
14

15
16
17
19
20

22
24
25
27
28

29
30


SITES INDICADOS
Buscar
 
blogs SAPO
subscrever feeds