Revelando, imortalizando histórias e talentos
20.10.17

Lançado nesta terça-feira, 17, no Rio de Janeiro (RJ), o livro Missão Francesa, do fotógrafo paulista André Penteado. O lançamento ocorrerá às 18h30, no Museu Nacional de Belas Artes (MNBA), administrado pelo Instituto Brasileiro de Museus (Ibram), vinculado ao Ministério da Cultura.

 

As fotos tiradas entre fevereiro de 2015 e janeiro de 2017 constituem uma releitura da Missão Artística Francesa, chefiada por Joaquim Lebreton, que chegou ao Brasil em 1816 e estimulou o ensino oficial da arte. Na missão artística ao país, Joaquim Lebreton trouxe um relevante acervo, com obras de pintores como Corrado Giaquinto e Jusepe de Ribera. Muitas dessas obras constituíram o início da Pinacoteca da Imperial Academia de Belas Artes do Rio de Janeiro.

 

A publicação de Missão Francesa busca relacionar passado e presente a partir da formação artística no Brasil, pelos franceses, em locais como o Museu Nacional de Belas Artes, o Museu D. João VI e o solar Grandjean de Montigny, localizados na capital carioca. 

 

O livro é dividido em três partes: a primeira representa o tempo presente, momento em que o leitor se depara com uma série de imagens, todas relacionadas com a história da Missão Francesa. A segunda etapa representa o passado e contém a reprodução do Plano de Lebreton para o estabelecimento de uma escola de Belas Artes no país. Já a terceira parte do livro aponta para o futuro e mostra retratos de alunos da Escola de Belas Artes da UFRJ, instituição que "descende" diretamente da Academia Imperial de Belas Artes.

EDITORIAS:
link da notíciaBy Equipe formasemeios, às 13:29  comentar

Outubro 2017
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3
4
5
6
7

8
9
11
12
13

15
17
19
21

22
24
26
28

29
31


SITES INDICADOS
Buscar
 
blogs SAPO