Revelando, imortalizando histórias e talentos
8.6.17

 

O poeta português Manuel Alegre foi eleito nesta quinta-feira o novo ganhador do Prêmio Camões, principal troféu literário da língua portuguesa. Com a escolha de seu nome, Portugal ganha seu 12º prêmio e se iguala ao Brasil. 

 

O Camões escolhe todo ano um escritor lusófono pelo conjunto de sua obra, que recebe 100 mil euros como prêmio. O último português a vencer o Camões havia sido a escritora Helia Correa, em 2015. A cerimônia de entrega será em Lisboa, em data a ser acordada, como habitualmente, entre os governos brasileiro e português. 

 

 

O Prêmio Camões de Literatura foi instituído em 1988 com o objetivo de consagrar um autor de língua portuguesa que, pelo conjunto de sua obra, tenha contribuído para o enriquecimento do patrimônio literário e cultural de nossa língua comum.

 

Breve perfil 

 

Como poeta, "começou a destacar-se nas coletâneas Poemas Livres (1963-1965). Mas o grande reconhecimento nasce com os seus dois volumes de poemas, Praça da Canção (1965) e O Canto e as Armas (1967), apreendidos pelas autoridades antes do 25 de Abril, mas com grande circulação nos meios intelectuais".

 

 

"O Canto e as Armas" é "o livro de uma geração, mas também um livro que se prolongou no tempo. Passou 10 anos exilado em Argel, e sua voz ao microfone da rádio "A voz da liberdade" converteu-se num símbolo de resistência e liberdade. Em maio de 1974. Seis poemas, cantados por muitos músicos portugueses, tornaram-se emblemáticos da luta pela liberdade. ( Formas&Meios). 

 

link da notíciaBy Equipe formasemeios, às 23:11 

De
  (moderado)
Nome

Url

Email

Guardar Dados?

Este Blog tem comentários moderados

Ainda não tem um Blog no SAPO? Crie já um. É grátis.

Comentário

Máximo de 4300 caracteres




O dono deste Blog optou por gravar os IPs de quem comenta os seus posts.

Junho 2017
D
S
T
Q
Q
S
S

1
2
3

4
5
6
7
8
9
10

15

18
24

25
28


SITES INDICADOS
Buscar
 
blogs SAPO
subscrever feeds