Revelando, imortalizando histórias e talentos
11.3.14

Exposição e catálogo com curadoria de Marisa Mokarzel apresentam trabalhos de fotógrafos paraenses no MHEP

 

 

BELÉM (PA) BRASIL - O catálogo e a exposição reúnem vários trabalhos, como o paraense Alberto Bitar, que venceu duas vezes, o Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia.Trabalhos de fotógrafos paraenses integram a exposição e o catálogo “Imagética”, que serão lançados nesta quarta-feira (12), às 19 h, no Museu Histórico do Estado do Pará (MHEP). Dezessete profissionais paraenses integram o projeto, promovido pela Secretaria de Estado de Cultura (Secult) e Kamara Kó Galeria, com a organização de Makiko Akao.

 

O catálogo e a exposição reúnem vários trabalhos, como o do fotógrafo paraense Alberto Bitar, que venceu, em duas ocasiões, o Prêmio Funarte Marc Ferrez de Fotografia (em 2010 e 2011). Bitar apresenta fotografias sem título das séries “Crimes Noturnos”, de 1997, e “Passageiros”, de 1997 e 1998, sendo a primeira vencedora do Prêmio Aquisição do Salão Arte Pará.

 

Na mostra também há trabalhos de Alexandre Siqueira, Anita de Abreu e Lima, Armando Queiroz, Bob Menezes, Cláudia Leão, Danielle Fonseca, Flávya Mutran, Guy Veloso, Ionaldo Rodrigues, Keyla Sobral, Mariano Klautau Filho, Miguel Chikaoka, Octávio Cardoso, Pedro Cunha, Roberta Carvalho e Walda Marques.

 

Sobre os trabalhos constantes do catálogo, o secretário de Estado de Cultura, Paulo Chaves, ressaltou no texto de apresentação, intitulado “A Reinvenção do Olhar”. “Vejo nessa coleção de fotógrafos paraenses, na contramão da mesmice que invade a fotografia, a procura de um novo caminho, onde o fotógrafo interfere no real, seja pelo olhar apurado e surpreendente da cena, seja na manipulação com os infinitos recursos que a informática oferece”, afirma o secretário.

 

 

Serviço: 

 

Abertura de exposição de fotos e lançamento de catálogo, com trabalhos de fotógrafos paraenses. Na quarta-feira (12), às 19 h, no Museu Histórico do Estado do Pará (MHEP), no Palácio Lauro Sodré, Praça D. Pedro II, bairro Cidade Velha. Entrada franca. Período da exposição: 12 a 28 de março.

 

-----------------------------------------------

Exposição ‘Território Aberto’

-----------------------------------------------

 

 

Exposição ‘Território Aberto’ reúne trabalhos de 25 artistas contemporâneos. Abertura será realizada nesta terça-feira,11; visitação pode ser feita até 12 de abril com entrada gratuita

 

 

 

 

SANTO ANDRÉ (SP) BRASIL -  Um mix de linguagens como pintura, escultura, desenho e objetos toma conta do Salão de Exposições do Paço Municipal de Santo André a partir desta terça-feira (11). A exposição Território Aberto reúne obras de 25 artistas, integrantes do estúdio Contempoarte e convidados. A abertura está marcada para as 19h e a visitação pode ser feita até 12 de abril, de terça-feira a sábado, das 9h às 18h.

 

 

 

Território Aberto1 Miguel DenserO desafio proposto aos artistas foi discutir “o lugar onde habito” e, ao mesmo tempo, aprofundar a compreensão do significado da palavra “fronteira” da arte na atualidade. O resultado: 110 obras, sendo oito instalações. “Trata-se de um grupo de artistas que trazem consigo a renúncia ao lugar geográfico, regional e local, porque este referencial é limitador. Somente sendo “de lugar nenhum” é possível alcançar um território livre, um lugar de pensamento livre e mente livre”, afirma o curador Waldo Bravo.

 

 

 

Participam da mostra Amália Lisboa, Anita Colli, Anna Donadio, Anna Paes, Catherine Kafiris, Cristina Rezende, Edith Popluhar, Edson Verti, Evelina Villaça, Fabiana Delfini, Fabí Mello, Helena Falconi, Jana Strzygowski, Kelly Silva, Liat Yshay, Lili Yshay, Lúcia Rosa, Lucila Sartori, Nina Arbex, Rosane Gauss, Suzana Garcia, Takita, Vicencia Gonsales, Walter Gini e Walter Muller.

 

 

 

SERVIÇO

 

 

 

Exposição Território Aberto

 

Abertura: nesta terça-feira (11), às 19h

 

Visitação: até 12 de abril de 2014, de terça-feira a sábado, das 9h às 18h

 

Local: Salão de Exposições do Paço Municipal (Praça IV Centenário, s/nº – Centro – Santo André)

 

 

 

 

 

Mais informações para a imprensa: 

 

Daniela Mian – dcmian@santoandre.sp.gov.br – (11) 4433-0135

 

EDITORIAS:
link da notíciaBy Equipe formasemeios, às 23:38  comentar

Março 2014
D
S
T
Q
Q
S
S

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
15

20

23
24

30


SITES INDICADOS
Buscar
 
blogs SAPO