Revelando, imortalizando histórias e talentos
25.3.14

Instalada comissão para resgatar o papel dos negros na Revolução Farroupilha

 

 

A Fundação Instituto Gaúcho de Tradição e Folclore (FIGTF) instalou, nesta sexta-feira (21), Dia Internacional de Combate ao Racismo, a comissão estadual para organizar e orientar a programação alusiva aos 170 anos da Batalha de Porongos, ocorrida em 14 de novembro de 1844, durante a Revolução Farroupilha. 

Lanceiro Negro Farroupilha

 

PORTO ALEGRE (RS) BRASIL - A comissão terá como tarefa superar a invisibilidade do negro no Rio Grande do Sul e resgatar a atuação dos lanceiros negros. A comissão será responsável pela criação e coordenação da programação alusiva aos 170 anos da Batalha de Porongos, assim como a recomendação da elaboração de estudos e pesquisas e de incentivo à realização de campanhas relacionadas ao melhor entendimento da importância dessa batalha, da importância da comunidade negra na Guerra Farroupilha e do combate ao racismo e invisibilidade negra na cultura gaúcha. Além disso, a comissão vai apoiar a criação de comitês ou comissões assemelhadas nas esferas regional e municipal para monitoramento e avaliação das ações locais.

 

A comissão - criada pelo decreto estadual 50.843 de 12 novembro 2013 - é coordenada pela FIGTF, através de seu diretor técnico, Claudio Knierim, e composta por representantes do Gabinete do Governador; Procuradoria Geral do Estado; Secretarias de Cultura, Educação, Segurança Pública, Justiça e Direitos Humanos e Conselho Estadual de Participação e Desenvolvimento da Comunidade Negra (Codene).

.

Batalha de Porongos

 

Porongos foi palco, no final da Revolução Farroupilha, de um dos mais discutidos acontecimentos da história do Rio Grande do Sul e do Brasil – onde os negros farroupilhas, notabilizados como lanceiros negros, lutaram pela República, na esperança da liberdade prometida. Participaram da expedição a Laguna com importante papel na constituição da República Juliana. Eram a tropa de choque do exército farroupilha. Foi tão grande o seu papel, que em 31 de agosto de 1838, foi formado o 2º Corpo de Lanceiros Negros, com 426 combatentes

EDITORIAS: ,
link da notíciaBy Equipe formasemeios, às 00:10  comentar

Março 2014
D
S
T
Q
Q
S
S

1

2
3
4
5
6
7
8

9
10
15

20

23
24

30


SITES INDICADOS
Buscar
 
blogs SAPO