Um dos trios vocais mais cultuados no Brasil e parte do exterior
Conjunto vocal e instrumental, criado na cidade de Natal, RN em 1950 por Edison Reis de França, Edinho, natural de Natal, RN, onde nasceu em 14/3/1930 e falecido no Rio de Janeiro em 1965; Paulo Gilvan Duarte Bezerril, de nome artístico Paulo Gilvan, nascido no Recife, PE, em 20/10/1930, e por João da Costa Neto, o Joãozinho, nascido em Natal, RN, em 6/2/1930. Anteriormente, Joãozinho havia participado do Quinteto Boêmios Estudantis.
O trio formou-se com Edinho, no violão, Paulo Gilvan, no afoxé, e Joãozinho no tantã. Iniciaram carreira em Natal (RN), em 1950. O primeiro nome dado ao trio foi Trio Muirakitan, escolhido por Luís da Câmara Cascudo, cujo significado em tupi-guarani é pedra verde, em forma de sapo, muito encontrada nos rios da Amazônia. Como na época já havia um trio com o mesmo nome, Câmara Cascudo resolveu criar um neologismo, rebatizando o grupo de Trio Irakitan, que, segundo Paulo Gilvan, significa mel verde, ou numa linguagem poética, doce esperança. Viajaram pelo Norte e Nordeste, apresentando-se em emissoras de rádio como a Rádio Clube de Recife e Rádio Jornal do Comércio.
Em 1961, atuaram no filme "Três colegas de batina". Em 1962, lançaram disco com o bolero "Perfídia". Em 1965, gravaram um disco com Nat King Cole, o LP "Aos meus amigos".Ainda nesse ano, trio sofreu um forte abalo com o suicídio em Copacabana, Rio de Janeiro, do vocalista Edinho o que fez com os componentes remanescentes suspendessem as atividades por dois anos. Dois anos mais tarde o Edinho foi substituído pelo violonista Antônio Santos Cunha.
Na década de 1980, retornaram com nova formação que contava com Paulo Gilvan, Joãozinho e Edildécio Andrade ( Edil ), que substituiu Toni. Em 1992, o trio passou por uma nova modificação, com o afastamento de Joãozinho, ocorrido por motivo de uma operação que o levou a um coma profundo, sendo substituído pelo irmão de Edildécio Andrade ( Edil ), Edilson Andrade. Formação: Gilvan, Edil, Edilson Andrade.
Em 1993, o trio fez uma participação especial no disco da cantora Joana "Alma, coração e vida", na interpretação da faixa título.
Em 1994, participaram do disco "Amores e boleros", da cantora Tânia Alves interpretando com ela as faixas "Quem eu quero não me quer", de Raul Sampaio e Benil Santos; "Alguém me disse", de Anísio Silva; "Sonhar contigo", de Adilson Ramos e "Caminhemos", de Herivelto Martins.Nesse mesmo ano o Trio irakitan entra em Studio e grava pela BMG ARIOLA DISCOS LTDA ANTIGA (RCA) o belo CD "DE CORAÇÃO A CORAÇÃO".
Em 1996, participaram pela segunda vez de um disco de Tânia Alves interpretando com ela os boleros "Sonhar contigo", de Adilson Ramos e "Fica comigo esta noite", de Adelino Moreira e Nelson Gonçalves. Em 1997, participaram do CD "Amores e boleros - volume 3", de Tânia Alves nas faixas "Pensando em ti", de Raul Sampaio e Benil Santos e "Que será", de Marino Pinto e Mário Rossi. Dois anos depois, voltaram a cantar com Tânia Alves interpretando os boleros "Coração de bolero" e "Onde estás agora", em CD lançado pela Abril Music. Nesse mesmo ano o Trio Irakitan grava pela Gravadora POLYDISC 20 SUPER SUCESSO VOLUME 2 Reúne uma seleção de antigos e novos sucessos desde o clássicos PERFÍDIA, LA BARCA e CONTIGO EN LA DISTANCIA entre outros sucessos nunca antes harmonizados na discografia brasileira com QUERO BEIJAR-TE AS MÃOS, CHÃO DE ESTRELAS E A PÉROLA E O RUBI.
No ano 2000, a jornalista Íris Gamenha lançou "A incrível história do Trio Irakitan", que conta toda a trajetória do trio, comemorando os 50 anos de sucesso do grupo. Lançaram, junto com o livro, o CD "Explode coração", pela Gravadora Gema, de São Paulo. Entre agosto de 2005 e setembro 2006 o Trio entra no Studio Promídia - Natal/RN e grava o CD Praieira.
Em 2014 o Trio Irakitan teve outra estruturação com nova formação EDILSON ANDRADE, JOSIAS GUADENCIO, CARLINHO MOURA — com Carlinhos Moura.O Edilson é oriundo de outro Trio com seu irmão Edil ex-vocalista do Trio Irkitan falecido prematuramente em 2009 ao 57 anos no bairro de Copacabana Trio ATALAIA, o Josias tinha um Trio com seu irmão com falecimento do seu irmão tinha encerrado as atividades e Carlinhos Moura participou dos Trios: POTIGUAÇU de 1960 / 1962, TRIO MENURA 1980, TRIO IPANEMA 1963 / 1971, G.M.P TRIO 1986 / 1998. (Fonte: os artistas).